segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A Hora da Estrela 10a. MOstra de Cinema Infantil de Florianópolis

Cine Pitangueira exibe A Hora da Estrela





O Cineclube Pitangueira exibe nesta terça-feira, dia 25, A Hora da Estrela, de Suzana Amaral, na Sessão Literatura e Cinema. O longa é baseado no livro homônimo de Clarice Lispector. Para a sessão das 9 horas, foram selecionados os melhores curtas exibidos na 10ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.

No longa de Suzana Amaral, a personagem principal é Macabéa, interpretada por Marcélia Cartaxo, uma imigrante nordestina que vive em São Paulo. Ela trabalha como datilógrafa em uma pequena firma e mora em uma pensão miserável, onde divide o quarto com outras três mulheres. Macabéa não tem ambições, apesar de sentir desejo e querer ter um namorado. Um dia ela conhece Olímpico, vivido por José Dumont, um operário metalúrgico com quem inicia namoro.



A Hora da Estrela tem ainda Fernanda Montenegro e Tamara Taxman no elenco. O filme foi o grande vencedor de Brasília em 1986. Levou os prêmios de Melhor Filme, Melhor ator (José Dumont), Melhor atriz (Marcélia Cartaxo), Melhor fotografia (Edgar Moura), Melhor direção (Suzana Amaral), e Melhor edição (Idê Lacreta). No ano seguinte, no Festival de Berlim, Marcélia recebeu o Urso de Prata de Melhor Atriz, e no Festival de Havana, Melhor direção para Suzana Amaral.



A cópia do filme foi recentemente restaurada pelo Centro de Pesquisadores de Cinema Brasileiro e foi exibida no Florianópolis Audiovisual Mercosul deste ano. O Cineclube Pitangueira é uma realização da Cinemateca Catarinense e do Fundo Municipal de Cinema com o apoio da Prefeitura. Municipal de Florianópolis e da Fundação Franklin .

Direitos Reservados (c) 1999-2011 - Portal da Ilha Comunicações Ltda.

Fale com o editor: +55 (48) 9622-3213 / 8829-7345 - imprensa@portaldailha.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog