sexta-feira, 21 de outubro de 2011

I Encontro do Programa Mais Educação do MEC





Consultoras do MEC participam em Roraima do I Encontro Estadual do Programa



Hoje  sexta-feira , dia(21), será realizado em Roraima o I Encontro Estadual do Programa Mais Educação. O evento será no auditório da Escola de Música de Roraima (EMURR) a partir das 8 horas e irá contar com a presença do governador, José de Anchieta, e da secretária de Educação, Cultura e Desportos, Lenir Rodrigues.



Para participar do evento, o Ministério da Educação (MEC) enviará as consultoras técnicas, Lucenir Pinheiro e Soane Guerreiro. O evento é destinado aos técnicos e servidores da Secretaria de Educação, Cultura e Desportos (SECD) e tem como tema: “Educação Integral e Programa Mais Educação: espaços, tempos e oportunidades educativas”.



Após a abertura oficial, haverá uma apresentação cultural de ginástica rítmica com alunos da Escola Estadual Mário David Andreazza. Em seguida, palestra com o tema “Educação integral e Programa Mais Educação”, com Lucenir Pinheiro.



Na sequência, debates e relato de experiência com representantes da Escola Mário David Andreazza. Haverá um intervalo para almoço e os trabalhos são retomados à tarde a partir das 14h30 com apresentação cultural com capoeira da Escola Princesa Isabel.



Depois, haverá continuação da palestra da manhã, relatos de experiência com representantes da Escola Princesa Isabel, debates, avaliação do encontro e encerramento.



“Este encontro será uma oportunidade para a interação e a troca de experiências e de informações entre as escolas que já desenvolvem o Programa e as que ainda vão desenvolver terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as ações desenvolvidas”, destacou Leandro Pereira, diretor do Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais (DEPE).



Atualmente, 14 escolas estaduais trabalham com o Programa e em breve, mais 25 escolas irão aderir, contabilizando um total de 39 instituições, sendo duas do município de Rorainópolis.



“A intenção é ampliar o programa em 2012 tanto para as escolas da Capital, quanto para as unidades de ensino dos demais municípios do interior”, acrescentou Pereira.



Entenda o Mais Educação



O Programa Mais Educação é uma iniciativa do Governo Federal que visa contribuir para a formação e atenção integral de crianças, adolescentes e jovens, por meio da ampliação da permanência na escola com a realização de ações educativas. Tem como foco a melhoria do rendimento do aluno e aproveitamento escolar, contribuindo para a qualidade de ensino.



No Programa, são realizadas diversas atividades como acompanhamento pedagógico (com foco na alfabetização e reforço de matemática), meio ambiente (Agenda 21), esporte (futebol, futsal, vôlei, tênis de mesa e xadrez), direitos humanos e cidadania, cultura e artes (canto coral, fanfarra, teatro, dança e percussão), inclusão digital, prevenção e promoção da saúde, educação científica e cidadania.



As atividades são desenvolvidas no horário oposto em que o aluno estuda, por monitores voluntários que recebem uma bolsa do Ministério da Educação. A permanência no contra-turno escolar é de 3 horas e os alunos também recebem lanche.



Em Roraima, 14 escolas estaduais fazem parte do Programa, entre elas, a Escola Estadual Maria de Lourdes Neves, Maria Raimunda Mota de Andrade, Mario David Andreazza, Hélio Campos, Pastor Fernando Grangeiro de Menezes, Antônio Ferreira de Sousa e Severino Gonçalo Gomes Cavalcante, sendo atendidos aproximadamente quatro mil alunos.













































Copyright © BV News 2002 - 2011. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog