domingo, 9 de outubro de 2011

Inverta celebra 20 anos em luta por um Brasil melhor

 


Inverta celebra 20 anos em luta por um Brasil melhor

Escrito por Martha de la Caridad Moya Delgado



 O jornal Inverta, órgão oficial do Partido Comunista Marxista-Leninista (PCML), celebra hoje seu vigésimo aniversário em luta por um Brasil melhor, afirmou seu diretor, Aluisio Bevilaqua.



Em depoimento a Prensa Latina, Bevilaqua destacou que o jornal viu a luz em setembro de 1991, mas celebram o 20 aniversário neste dia, em homenagem ao guerrilheiro heróico , Comandante Ernesto Che Guevara, um dos promotores da imprensa revolucionária, tombado em combate em um dia como hoje de 1967.



Recordou que o Che foi um dos fundadores da Agência Latino-americana de Notícias Prensa Latina em junho de 1959, como parte da Operação Verdade.



Referiu que no Brasil, depois da fundação, Inverta decidiu estabelecer alianças com outros meios revolucionários, como o jornal cubano Granma, desde faz 19 anos, com Prensa Latina, desde faz sete, e com o Movimento Continental Bolivariano, desde faz quatro.



A existência de Inverta possibilitou estes convênios, os quais celebramos junto com nossos 20 anos, tempo durante o que "temos conquistado um espaço importante entre a classe operária e os intelectuais brasileiros na luta por um país melhor".



O Seminário de comemoração das duas décadas de existência de Inverta, que se realiza na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, começa com um saúdo dos representantes das delegações políticas nacionais e internacionais.



Depois se efetuará uma mesa redonda sobre a Crise do Capital em Marx e a Resistência dos povos, momento em que será apresentado o livro Crise do Capital em Marx e seus envolvimentos nos paradigmas da educação, de Aluisio Bevilaqua.



O embaixador de Cuba no Brasil, Carlos Zamora, o Chanceler da Venezuela no Rio de Janeiro, Edgar González, os professores brasileiros Theotonio dois Santos, Aperecida Tiradentes e Lincoln de Abreu Penna participarão nos debates desse tema.



O ato político pelo aniversário do jornal com a assistência de representantes de Inverta, o subdiretor de Granma Oscar Sánchez e o correspondente de Prensa Latina no Brasil, Alejandro Gómez, e a leitura da declaração do Seminário ocuparão a sessão da tarde.



A jornada encerrará com uma atividade cultural com a opera Reggae do Redescobrimento e música dos grupos Banda Fera Show, América Vermelha e Luasys.



Martha de La Caridad Moya Delgado



mmd/lac/ale

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog