segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Para Palestinos a pa virá com a suspensão de assentamentos judeus

 
Palestinos: paz virá com suspensão de assentamentos judeus





Notícia



Reduzir Normal Aumentar Imprimir Autoridades palestinas disseram neste domingo que a volta das negociações de paz só poderá acontecer quando Israel deixar de construir assentamentos em território árabe. A afirmação foi feita após os israelenses concordarem com a proposta do Quarteto de Madrid (composto por Estados Unidos, União Européia, Rússia e ONU) para que um acordo de paz seja estabelecido na região até o fim de 2012.



O porta-voz da presidência da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Nabil Abu Radaina, disse que o "retorno das negociações requer o compromisso de Israel em suspender as atividades nos assentamentos e reconhecer as fronteiras de 1967 (anteriores à Guerra dos Seis Dias)". "Israel precisa se comprometer sem reservas às resoluções internacionais como o Mapa do Caminho, as decisões da ONU e a Iniciativa de Paz Árabe", afirmou o porta-voz.



Em comunicado, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu havia dito que ainda tem muitas preocupações em relação à negociação de paz proposta pelo Quarteto de Madrid. Para o dirigente palestino, essa reserva significa resistência aos acordos internacionais.



Um dirigente do Comitê Central da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Abas Zaki, reiterou a posição palestina contra os assentamentos: "As colônias judias e a paz são duas linhas paralelas que não podem encontrar-se. É inaceitável que nos rendamos quando o mundo nos apoia", afirmou. Na terça-feira passada, Israel chegou a anunciar o projeto de construção de 1.100 casas no assentamento judeu de Guiló, na Jesusalém Oriental, localidade anexada a Israel em 1967.







EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.



Terra em outros países© Copyright 2011, Terra Networks Brasil S.A.TBox Beta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog