quinta-feira, 24 de novembro de 2011

As eleições de Moçambique



Moçambique
CNE apela ao civismo na campanha para três eleições autárquicas intercalares




Maputo - A Comissão Nacional de Eleições de Moçambique (CNE) apelou ao "civismo, ética, urbanidade e elevado sentido de responsabilidade política", no arranque, hoje (terça-feira), da campanha para eleições intercalares nos municípios de Quelimane, Pemba e Cuamba.


"Apelamos aos eleitores e munícipes para que não adiram à desordem nem a actos de violência, vamos todos contribuir para o aprofundamento e consolidação da democracia fazendo do período da campanha eleitoral um momento de festa, e não de desordem", exortou o presidente da CNE, Leopoldo da Costa.


As eleições realizam-se a 07 de Dezembro, na sequência das demissões dos anteriores presidentes daqueles municípios, todos da FRELIMO, partido no poder.


Segundo revelou, então, a imprensa moçambicana, aqueles autarcas terão sido forçados a demitirem-se pela própria FRELIMO, insatisfeita com o trabalho que realizavam naqueles municípios.


A estas eleições concorrem FRELIMO e MDM, para além de um candidato de um partido extra-parlamentar em Pemba, sendo relevante a ausência da RENAMO.


O maior partido da oposição justificou a decisão de não concorrer por considerar que se trata de uma estratégia montada pela FRELIMO.


"O que está a acontecer com estas eleições intercalares são jogatanas que o partido FRELIMO está a fazer dentro de zanga de madrastas e tendem a criar despesas onerosas para o povo moçambicano numa altura em que se precisa fazer contenção", defendeu, então, o porta-voz do partido, Fernando Mazanga.


O principal interesse nestas eleições reside em Quelimane, capital da Zambézia e uma das principais cidades do país, com 25 mil eleitores, cujo município é disputado por Lourenço Abubacar (FRELIMO) e Manuel Araújo (MDM).


Em Cuamba (província da Zambézia), a candidata do MDM e ex-chefe parlamentar da RENAMO, Maria Moreno, tem uma ligeira vantagem sobre o seu adversário da FRELIMO, Vicente Lourenço, segundo uma sondagem da Universidade A Politécnica.


Ao município de Pemba, capital de Cabo Delgado, concorrem Tagir Carimo (FRELIMO), Assamo Tique (MDM) e Emeliano José Moçambique (PAHUMO).


A FRELIMO venceu em 42 dos 43 municípios de Moçambique nas eleições autárquicas de 2008, tendo o MDM conquistado o Conselho Municipal da Beira, a segunda cidade do país.










© 1997 - 2008 Angop. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog