quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e, Literárários


Em 17 de novembro de 1959 - Faleceu o maestro brasileiro Heitor Vila Lobos.

Em 17 de novembro de 1998 - Faleceu Mauricio Tragtemberg, sociólogo, educador, socialista libertário brasileiro.

Em 17 de novembro de 1966 - Nasceu a atriz frâncesa Sophie Marceau, como é conhecida a cidadã Sophie Danièle Sylvie Maupu, natural de Paris.

Em 17 de novembro de 1952 - Nasceu a cantora brasileira Jane Duboc.

Em 17 de novembro de 1923 - Nasceu Aristides Pereira, o primeiro presidente de Cabo Verde.

Em 17 de novembro de 1910 - Nasceu Rachel de Queiroz, escritora brasileira e a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras.

Em 17 de novembro de 1945 - O Partido Comunista Brasileiro - PCB, lançou o engenheiro Yedo Fiuza, como candidato a presidência da República.


Em 17 de novembro de 2008 - A governadora do Maranhão Roseane Sarney, ao passar por um exame médico de rotina, descobriu um aneurisma. E operou em tempo no Hospital Albert Einstein em São Paulo-SP.

Em 17 de novembro de 1858 - Morreu Robert Owen, reformista social, socialista utópico inglês.

Em 17 de novembro de 1710 - Os nobres como eram chamados os moradores de Olinda, invadiram Recife-PE, derrubaram o Pelorinho e seguiram para à Câmara Municipal, onde espancaram os vereadores, rasgaram suas roupas, tomaram seus destintivos, além de rasgar documentos. Esta situação perdurou até os recifense no dia seguinte passarem a enfrentar os invasores. Essa luta durou quatro mêses, até que o governador Felix José Machado, controlou a situação prendendo os lideres do movimento.


Em 17 de novembro de 2000 - Foi assassinado o "Sem Terra" Sebastião Maia, numa emboscada na Fazenda Água da Prata em Querência do Norte no Paraná, foi a 16a. vítima dos conflitos naquele Estado, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.


Em 17 de novembro de 1889 - D. Pedro II deixava o Brasil com toda a sua família "Ausentou-me pois, com todas as pessoas de minha família conservarei do Brasil a mais saudosa lembrança, fazendo os mais ardentes votos por sua grandeza e prosperidade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog