domingo, 27 de novembro de 2011

Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e Literários

Em 27 de novembro de 1936 - Nasceu num campo de concentração nazista, Anita Leocárdia Prestes, filha de Olga Benario e Luis Carlos Prestes, sua mãe foi executada pelos nazistas. Anita é uma eminente historiadora brasileira.

Em 27 de novembro de 1935 - O Jornal A Amanhã, circulou com a edição extra com a manchete "Prestes a frente da Insurreição". Foi a última edição do jornal que foi destruído pela repressão do Estado.

Em 27 de novembro de 1935 - No Levante feito pela ANL - Aliança Nacional Libertadora no 3.Regimento de Infantaria (Praia Vermelha) e na escola de Aviação Militar, os revoltosos foram esmagados pela repressão do Estado Getulista, veja na foto acima como ficou a sede do 3.Regimento.

Em 27 de novembro de 1935 - O ativista e escritor Caio Prado Jr, foi preso no Rio Grande do Sul. Foto da ficha do Dops, do intelectual brasileiro Caio Prado Jr.

Em 27 de novembro de 1971 - Faleceu o jornalista e humorista Aparicio Torelly "O Barão de Itararé", militante comunista brasileiro. É dele a frase usada até hoje no Brasil "entre sem bater", já que toda a vez que a policia chegava arrebentava a porta e batia em todo mundo.

Em 27 de novembro de 2004 - Faleceu Fernando Valle, fundador do Partido Socialista Português.

Em 27 de novembro de 1927 - A facção de Josef Stalin vence no Congresso de Sindicato da União Soviética. Leon Trotsky, foi expulso do Partido Comunista.

Em 27 de novembro de 1905 - Nasceu Afonso Arino de Melo Franco - jurista brasileiro,parlamentar responsável pela lei que em 1951, a discriminação racial passava a ser contravenção penal no Brasil.

Em 27 de novembro de 1807 - Nasceu o deputado brasileiro,Teófilo Otoni, da Provincia de Minas Gerais. Hoje existe em sua homenagem uma cidade com seu nome.

Em 27 de novembro de 1935 - Nasceu o escritor brasileiro, Raduan Nassau, descendentes de libaneses, morador na região de São José do Rio preto-SP, cujo o seu livro "Lavoura Arcaica", foi possível a elaboração de um filme com o mesmo nome.

Em 27 de novembro de 1983 - Faleceu o Senador Teotônio Vilela, conhecido como o Menestreu de Alagoas.
Em 27 de novembro de 1942 - Nasceu o musico norte-americano Jimi Hendrix

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog