terça-feira, 15 de novembro de 2011

IV Encontro de Portos da CPLP em Cabo Verde




IV Encontro de Portos da CPLP em Cabo Verde

Por Paulo Vilari
















O IV Encontro de Portos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) decorre dias 17 e 18 de Novembro na cidade cabo-verdiana do Mindelo. Os portos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, S. Tomé e Príncipe e Timor-Leste, agora congregados na Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP), reúnem-se sob o tema: “Estreitando relações comerciais e de cooperação no espaço da Lusofonia”. Às 9h30m de dia 17, na sessão solene de abertura, intervirão o Presidente da ENAPOR (Portos de Cabo Verde), a entidade anfitriã, o Presidente da Câmara Municipal de S. Vicente e o Ministro das Infra-Estruturas e Economia Marítima de Cabo Verde. De seguida, será feita a apresentação final do “Estudo de Mercado dos países e portos da CPLP”.

A primeira sessão plenária tem como tema “O papel dos portos no desenvolvimento económico do espaço CPLP”, em que intervirá a presidente da Administração do Porto de Lisboa, Natércia Cabral e outros quatro oradores.

A segunda sessão plenária decorre na tarde do dia 17 e o tema é “A importância da cooperação e formação no espaço CPLP”, em que intervirá o presidente da Administração dos Portos do Douro e Leixões, Matos Fernandes e o director do Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, especialista em Educação à Distância, Armando Teixeira.

Ainda no primeiro dia, os participantes no IV Encontro visitarão as instalações do Porto Grande, em Mindelo.

O segundo dia de trabalhos será integralmente preenchido com uma reunião da APLOP, em que analisarão as actividades desenvolvidas, nomeadamente o primeiro mês de funcionamento do portal http://.aplop.org, a adesão de novos associados, a eleição dos corpos sociais e o plano de actividades para 2012. Os participantes neste IV encontro terão ainda a possibilidade de, na tarde de dia 18, visitarem a FIC 2011 (15.ª Feira Internacional de Cabo Verde).






© 2011 PÚBLICO Comunicação Social SA - Directora: Bárbara Reis - Directora executiva: Simone Duarte - Coordenador: Sérgio B. Gomes - Editor: Luciano Alvarez
Editor de comunidades: Alexandre Martins - Webmaster: Paulo Almeida - Publicidade Online - Publicidade - Webdesign - Provedor dos Leitores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog