domingo, 27 de novembro de 2011

Marcha estudantil em Cuba pela libertação dos cinco presos cubanos nos EUA.








Marcha estudiantil em Cuba demanda liberdade para os Cinco


















Havana, 27 nov (Prensa Latina) Adolescentes e jovens de diversos níveis de ensino exigiram hoje durante uma marcha estudiantil nesta capital a liberdade dos cinco antiterroristas cubanos condenados a longas penas nos Estados Unidos.

A solidariedade com Gerardo Hernández, Ramón Labañino, René González, Antonio Guerrero e Fernando González, sentenciados depois de haverem se infiltrado em grupos violentos que desde Miami operam com impunidade contra a ilha, foi uma das motivações do percurso protagonizado por milhares de educandos.

Nos identificamos com a causa dos Cinco -como se lhes conhece internacionalmente- porque são heróis cujo único "delito" foi advertir do terrorismo contra seu povo, disse à Prensa Latina a aluna de quarto ano de medicina Nirza García, pouco antes de iniciar a caminhada que partiu da Universidade de Havana.

Convocados por organizações juvenis a propósito dos 140 anos do fusilamento de oito estudantes de medicina pelo colonialismo espanhol, os marchistas pediram à Casa Branca pôr fim ao que qualificaram de injustiça.

Demandamos o regresso imediato a casa de Gerardo, Ramón, Antonio e Fernando, bem como o cesse das arbitrariedades contra René, obrigado a permanecer por três anos de liberdade supervisionada em solo estadunidense, assinalou Ovidio Gómez, dirigente nacional da Federação Estudantil Universitária.

Além do protesto a favor dos Cinco, aprisionados em 1998, a mobilização veio em apoio a universitários que em vários países da América Latina e da Europa reclamam uma educação inclusiva e afastada do mercantilismo.

Os participantes também expressaram seu respaldo à luta do povo palestino por seu reconhecimento como Estado soberano.

otf/wmr /cc
























www.antiterroristas.cu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog