segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Presidente palestino confirma para 4 de maio as eleições.





/AFP

Presidente da ANP, Mahmoud Abbas sorri em uma entrevista coletiva em Viena.
O presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Mahmoud Abbas, confirmou nesta segunda-feira (28) em Viena que as eleições gerais nos territótios palestinos serão realizadas em 4 de maio de 2012. Ele voltou a defender a criação de um governo de coalizão entre as facções Fatah e Hamas, apesar deste último não reconhecer Israel.

Abbas oficializou a data do pleito, que já tinha sido marcado para maio, após um encontro na semana passada entre o partido nacionalista Fatah, dirigido por ele, e os islamitas do Hamas.

O presidente da ANP reconheceu que não pediu nem obteve o reconhecimento de Israel por parte do Hamas dentro de seus contatos para tentar formar um governo de união nacional até as eleições. No entanto, o presidente da ANP disse desejar esse reconhecimento, e esperar que o tema seja discutido nas próximas reuniões entre as duas facções, sendo a primeira delas no dia 20 de dezembro.

O dirigente palestino também se referiu à disposição do Hamas em aceitar uma Palestina com as fronteiras de 1967.

Abbas declarou que as negociações com o Hamas e o esforço de reconciliação entre as facções palestinas são um "passo importante", e disse ainda confiar na formação de um governo de união nacional com o Hamas, grupo considerado terrorista pela União Europeia e os Estados Unidos.

O líder palestino explicou que almeja um governo de transição composto por tecnocratas e membros independentes que representem a legitimidade palestina, e que não esteja dominado por nenhum dos grupos.

Abbas insistiu que a "negociação é a prioridade absoluta", e que não há outra opção para solucionar o conflito com Israel.

Apesar disso, insistiu em condenar os novos assentamentos israelenses em território palestino, e lembrou que essa política foi reprovada em várias ocasiões pelas Nações Unidas.

- Vai chegar o dia em que Israel será condenado por isso.

"Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe."



Todos os direitos reservados - 2009-2011 Rádio e Televisão Record S/A

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog