terça-feira, 22 de novembro de 2011

Relatório revela sequestro de jornalista brasileiro na Argentina - Anos de Chumbo


Edmur Péricles Camargo
jornalista brasileiro desaparecido

Relatório da época da ditadura revela sequestro de jornalista brasileiro na Argentina
Redação Portal IMPRENSA



Um relatório da embaixada brasileira no Uruguai, do ano de 1971, recém-divulgado pelo jornal argentino Página/12, revela o sequestro do jornalista brasileiro Edmur Péricles Camargo, informa a Folha de S.Paulo, nesta segunda-feira (21).


À época, Camargo era militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e da organização M3G (Marx, Mao, Marighella e Guevara). Ele atuava na luta armada contra a ditadura e havia sido banido, em 1970, junto com outros 69 militantes do País.


O relatório descreve detalhes da captura de Camargo, que foi preso por autoridades, em um aeroporto na Argentina, e transportado por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).


O jornalista estava exilado no Chile e, em 1971, seguia para o Uruguai, para um possível tratamento de visão, quando foi interceptado pela polícia argentina. Segundo o periódico, um diplomata uruguaio na Argentina teria sido o responsável por informar o paradeiro de Camargo, acusado, pelos militares, de matar o fazendeiro José Gonçalves Conceição, em 1967.


Segundo Jair Krischke, do Movimento de Justiça e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, o documento é um registro raro de operações clandestinas da ditadura brasileira no exterior. As informações obtidas no relatório podem ser utilizadas pela Comissão Nacional da Verdade, recém-sancionada pela presidente Dilma Rousseff, para investigar os responsáveis pelo sequestro.


Leia mais


- Dilma sanciona Lei de Acesso à Informação com dois vetos


- Senado aprova fim do sigilo eterno para documentos oficiais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog