quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Acadêmicas de História apresentam estudos em Congresso Internacional

Cascavel: Acadêmicas de História apresentam estudos em Congresso Internacional

Em Maringá, Larissa Leonel e Alessandra de Melo puderam interagir com historiadores de vários estados




Acadêmicas do 3º ano de História, Larissa e Alessandra
O curso de História da Universidade Paranaense – Unipar teve representação no 5º Congresso Internacional de História, realizado em parceria com a 17ª Semana de História da UEM, em Maringá. As acadêmicas Larissa Leonel e Alessandra de Melo participaram do evento, orientadas pelo professor Fausto Alencar Irschlinger.

O objetivo do Congresso foi integrar historiadores, professores, alunos de pós-graduação e de graduação de diversos países, promovendo atividades e debates sobre o atual estado da arte da produção historiográfica. Nesta edição, o tema escolhido foi ‘Populações, ideias e movimentos sociais na História’.

O Congresso contemplou a história política, cultural, social, econômica, religiosa e militar. A apresentação de Larissa se encaixou no tema ‘Intelectuais e política no século 20’ e o trabalho de Alessandra, no tema ‘Imigração e imigrantes na História do Brasil e da América Latina’. Também esteve em pauta a preservação do patrimônio histórico, o ensino de história, as questões étnicas e a história das mentalidades.

“O foco foram os estudos sobre a América Latina e, sobretudo, ao Brasil, o que não exclui a participação de trabalhos sobre temas voltados à História Antiga e à História Medieval”, informam.

Intitulado ‘Uma perspectiva da análise do discurso: a ideologia integralista expressa em imagens virtuais’, o estudo de Larissa analisou aspectos do discurso integralista, através de imagens produzidas na década de 1930 no Brasil e as atuais coletadas na internet. Ela atenta que a maioria das imagens é voltada ao campo político-ideológico do Integralismo e diz respeito à Nação - um dos pilares da ideologia - em específico, ao combate do integralismo contra o Liberalismo e o Comunismo, inimigos nacionais, conforme afirmava o líder do movimento, Plínio Salgado.

“Ao analisar, interpretar e compreender a panorâmica da ideologia inserida nas imagens integralistas percebe-se o quanto o uso formal, temático e expressivo é explorado, a fim de convencer e comover o receptor da mensagem, fazendo-o condescender à persuasão discursiva implícita na ferramenta visual da propaganda política”, observa, afirmando que, além de ser utilizada para decifrar sentidos ideológicos, a análise do discurso é um método de compreensão de outras produções históricas, como os discursos políticos atuais, mostrando oposição partidária da chamada ‘cultura política’, ou da forte persuasão discursiva utilizada nos livros didáticos.


No evento, Alessandra apresentou o estudo ‘Olhares sobre os armênios no Brasil contemporâneo’, que retrata a imigração no final do século 19 e início do século 20, originada pelo genocídio na Armênia, a estruturação dos povos no Brasil, principalmente em São Paulo.

As estudantes contam que o evento oportunizou a publicação internacional, de resumo e artigo, além de render certificado de apresentação de comunicação: “A participação fomenta o currículo e auxilia o ingresso em um curso de mestrado, além de favorecer a aproximação com o mundo científico e o contato com outros historiadores: “Conhecemos professores pesquisadores da Unesp e USP e acadêmicos de Minas Gerais, do Rio Grande do Sul, de São Paulo e do Paraná (Unioeste, UEL, UFPR), contatos que nos aproximam da história, enquanto ciência e prazer em fazer o que gostamos”.

O evento também contou com professor de fora do Brasil, o doutor Jacques Leenhardt (EHESS – França).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog