domingo, 11 de dezembro de 2011

Faleceu o crítico literário José Aderaldo Castello




José Aderaldo Castello: panoramas da literatura nacional
FOTO: FÁBIO LIMA (17/07/2006)

Aos 90 anos, o crítico literário cearense José Aderaldo Castello faleceu quinta-feira, em São Paulo

Faleceu na quinta-feira, em São Paulo, o cearense José Aderaldo Castello. O intelectual faleceu às 16h30 e sofria há alguns anos de problemas renais. Nascido em 2 de outubro de 1921, em Mombaça, foi professor universitário, mas notabilizou-se, sobretudo, como teórico e crítico literário, por seus livros editados sobre a tradição nacional em prosa e poesia.

Filho de João Fernandes Castelo e de Antonina Aderaldo Castelo. Em 1943, formo-se em Letras Clássicas, pela então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (FFCL/USP).

A mesma instituição o abrigaria, anos mais tarde, como professor. José Aderaldo Castello tornou-se catedrático de Literatura Brasileira, em 1964. Três anos depois, assumiu a diretoria de um dos principais centros de pesquisas de humanidades no País, o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB). Ficou a frente da instituição por 14 anos, entre 1967 e 1981. Aposentou-se em 1984, não sem antes transformar o IEB num centro de referência internacional.

Aderaldo Castello, contudo, não abandonou as salas de aula. Ministrou cursos no Brasil e também na Alemanha e na França. Em 2001, recebeu da USP o título de Professor Emérito da Faculdade de FFLCH.

O Ceará também reconheceu sua contribuição para a compreensão de nossa literatura. A Universidade Federal do Ceará (UFC), em 2005, outorgou-lhe o título de Doutor Honoris Causa da UFC.

Referência

Seu trabalho mais conhecido é o livro "A Literatura Brasileira: origens e unidade 1500 - 1960", reeditado frequentemente e uma referência para a história das letras no País. Publicou ainda "Manifestações literárias do período colonial" e organizou coletâneas de Machado de Assis e Gonçalves de Magalhães.

Editora Verdes Mares Ltda.
Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999
Portal Verdes MaresPromoçõesÚltima horaPrograme-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog