sábado, 24 de dezembro de 2011

Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul em 2012




MIS de MS oferece programação diferenciada a partir de 2012


O Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul (MIS de MS), unidade vinculada à Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural (GPHC) da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), apresentará, a partir de 2012, programação diferenciada, buscando democratizar ainda mais o acesso à memória audiovisual do Estado, do país e do mundo.



A nova programação dá sequência ao projeto de reestruturação do Museu, que foi reformado e reinaugurado em maio deste ano, configurando-se como o principal espaço de preservação de registros que compõem a memória audiovisual sul-mato-grossense. Em 2012, o MIS de MS irá realizar novos cursos, palestras e exposições audiovisuais, além de mostras mensais ligadas a temas e cinematografias diversas (Cinemas Brasileiro, Italiano, Argentino, Japonês, Francês, Espanhol, Afro-Brasileiro, Indígena, entre outros).



O Presidente da FCMS, Américo Calheiros, acredita que a reestruturação do MIS e sua atual programação mais dinâmica e interdisciplinar contemplou ações voltadas às questões museológicas, educativas e audiovisuais, tanto no sentido de difusão quanto no de produção, fomento, reflexão e conscientização. “Para dar continuidade a este caráter dinâmico que os museus assumem na contemporaneidade, a programação do MIS de 2012 irá abarcar tais questões para democratizarmos ainda mais o acesso da população à arte e à cultura, bem como fomentar o desenvolvimento do audiovisual, que tem sua memória continuamente reconstruída”, afirma.



O MIS de MS faz a salvaguarda dos bens culturais que formam a identidade cultural do Estado e possui acervo formado de doações particulares e institucionais, sendo composto por um rico material que contempla categorias como fotografia, vinil, CD, VHS, DVD, película, livro, catálogo e objeto. Desde sua criação, o MIS vem desenvolvendo ações museológicas no sentido de contribuir com a formação e a difusão de conhecimento e da cultura no Estado, oferecendo à comunidade uma programação diversificada que compreende palestras, oficinas, cursos, seminários, mostras de cinema e exposições.



Em 2011, a coordenação do MIS priorizou a realização de eventos e exposições híbridas, ao invés de produzir unicamente eventos a partir de suportes convencionais, com o objetivo de integrar as expressões artísticas (fotografia, música, vídeo, cinema) por afinidades ou contrastes poéticos. Programas como Amplificadores de Cultura, Cultura em Situação, Cinema no Museu e Exposições Temporárias promoveram, por meio de estratégias educativas, o acesso aos bens culturais que formam a identidade sócio-histórica do Estado. Além disso, desde a sua criação, o MIS tem desenvolvido ações no sentido de contribuir com a formação e a difusão de conhecimento no Estado, oferecendo à comunidade uma programação diversificada que compreende palestras, oficinas, cursos, seminários, mostras de cinema e exposições.



Reestruturação



A Fundação de Cultura reinaugurou, no dia 3 de maio de 2011, o MIS de MS apresentando ao público a conclusão dos projetos de Adequação das Áreas de Salvaguarda do Acervo, Implementação da Sala de Projeção e criação da Sala de Exposição, todos realizados com o apoio do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e contrapartida do governo estadual, totalizando mais de R$ 300 mil reais em investimentos.



O MIS estreou suas novas instalações com a produção de cinco exposições audiovisuais/videoinstalações pioneiras e inéditas no Estado, realizadas em parceria com artistas e colaboradores diversos, como o músico e jornalista Rodrigo Teixeira, os Coletivos Corpomancia e Vaca Azul, o fotógrafo Roberto Higa, os pesquisadores e produtores audiovisuais Angel Rodriguez e Norminanda Montoya, a socióloga Fabiane Medina e o Arquivo Público Estadual. Todas tiveram grande repercussão ao longo do ano de 2011, sendo elas: “Os Pioneiros – a origem da música sertaneja de MS”, “Memória Fotográfica de Campo Grande por Roberto Higa”, “Me=morar”, “História de T. Lídia Baís”, “Exposição Audiofotográfica Saudades do Brasil... em 1000 pedaços” e “Exposição Memória Pública da Companhia Matte Laranjeira”.



Além disso, o MIS realizou doze mostras/festivais, também com parceiros diversos (Rumos Itaú Cultural, UFMS, SESC Horto, Núcleo de Dança da FCMS, Coletivo Bigorna, entre outros) e produtores independentes, ou com obras pertencentes ao próprio acervo. Neste sentido, foram realizados os seguintes eventos: “Festival Internacional de Vídeo & Dança – Dança em Foco”, “MS Mostra Regional de Videodança”, “Mostra Itinerante Rumos Itaú Cultural Cinema e Vídeo”, “Mostra Pantanal”, “Mostra Memória Fotográfica”, “Festival Mix Brasil – Festival de Cinema da Diversidade Sexual”, “Mostra Mulheres e Memórias de Mato Grosso do Sul”, “Mostra de Arte e Tecnologia – FAT 3.0”, “Mostra Mato Grosso do Sul, da Imagem e do Som”, “6ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América Latina”, “4º Festival de Cultura Independente Fogo no Cerrado” e “Vídeo Índio Brasil 2011”.



Apoio ao audiovisual



O MIS de MS auxiliou a FCMS na elaboração e repasse dos recursos do Edital de Apoio à Produção de Obras Audiovisuais Inéditas de Curta-metragem (Ficção ou Documentário). O edital, destinado a produtores audiovisuais, investiu R$ 125 mil na produção de cinco projetos de obras audiovisuais de curta-metragem, nas categorias ficção ou documentário. O objetivo é prestigiar a produção independente sul-mato-grossense de forma a fomentar o desenvolvimento da produção audiovisual local. Os projetos selecionados foram: Dia de Visita, de Augusto Cézar Gomes da Silva; A Ressaca, de Giuliano Alves Gondim; Ana, de Breno Benetti; Corixo, de Marcelo Moreira Santos e A TV está ligada, de Essi Rafael Mongenot Leal.



Em âmbito federal, o MIS apoiou a FCMS na realização do I Encontro das Associações Brasileiras de Documentaristas e Film Comissions do Centro-Oeste, que reuniu representantes e produtores de todos os Estados. Este encontro objetivou fomentar a criação da Film Comission de MS, que é por definição um órgão governamental de apoio à realização de obras audiovisuais. A criação da Film Comission de MS e a implantação de políticas públicas para o desenvolvimento do mercado de cinema local pode incentivar o desenvolvimento do turismo regional, atrair produções nacionais e internacionais e potencializar a cooperação entre os diversos agentes, desde financiadores e profissionais da área a elos indiretos da cadeia, como os setores de hotelaria, alimentação e entretenimento. Para a continuidade deste projeto, foi realizada também uma reunião entre Secretarias e Prefeituras de MS para a Criação da Film Comission de MS.



Ações educativas



Os Programas Amplificadores de Cultura e Cultura em Situação realizaram cursos, oficinas, workshops e palestras sobre linguagem audiovisual e arte contemporânea, totalizando desde a sua implantação 77 cursos. Em 2011, foram realizados um Laboratório do RUMOS Itaú Cultural – Jornalismo Cultural e Literatura, com o escritor Luiz Ruffato, quatro Cursos de Fotografia Digital para Câmeras Reflex e Compacta, e o Curso de Introdução ao Audiovisual por meio de Animação em Stopmotion, o II Encontro da RECOMUS (Rede de Cooperação Museológica de MS) e palestras sobre diversos temas, entre elas: O Setor Educativo do MIS (Alexandre Sogabe), Memória Fonográfica de Mato Grosso do Sul (Carlos Luz), A evolução das Mídias (Adriano dos Santos), Salas de Sonhos – Memórias dos Cinemas de MS (Marinete Pinheiro), Fotografia e Memória (Roberto Higa).



O MIS de MS iniciou também o Programa VisitaMIS, que recebe alunos do ensino fundamental e médio, assim como a segmentos interessados, como associações, clubes de terceira idade, entre outros, para visitas mediadas e oficinas sobre a temática da exposição em curso.



Serviço: Museu da Imagem e do Som de MS - Memorial da Cultura e Cidadania, Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar, Campo Grande, MS. Mais informações: 67 3316 9178 – mis.de.ms@gmail.com.br





Todos os direitos reservados. Agência Multimídia Assessoria de Comunicação e Marketing.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog