quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

PCB preza a formação política





Partido Comunista Brasileiro Oferece curso de formação política

O professor de História e membro do Partido Comunista Brasileiro (PCB), Renato Beschizza Valentin, está oferecendo um curso de Formação Política, destinado aos trabalhadores e cidadãos radicados na cidade de Catanduva.

O curso é gratuito e as inscrições devem ser feitas antecipadamente. “Trata-se de uma iniciativa destinada a elevar o nível do conhecimento e do debate a respeito de questões políticas que afetam diariamente os trabalhadores e os mais pobres”, destaca o professor Renato Valentin, que atua em Catanduva e São José do Rio Preto.

O primeiro encontro entre os participantes do curso já está marcado para o dia 7 de janeiro de 2012, às 14 horas, porém o local ainda será definido. “Estamos dependendo do número de inscritos. Se o interesse for grande, um local maior será necessário. Caso o número seja pequeno, nossa proposta é oferecer o curso com a mesma qualidade, porém em um local menor, que acomode os participantes”, comentou o professor.

PCB – Em 2012 o Partido Comunista Brasileiro completa 90 anos. A agremiação, de esquerda, ideologicamente é baseada em Karl Marx e Friedrich Engels, e de organização baseada nas teorias de Lênin. Fundado em 1922, seu símbolo, segundo seus estatutos, “é uma foice e um martelo, cruzados, simbolizando a aliança operário-camponesa”.

Na imprensa, a palavra comunismo apareceu pela primeira vez em 1827, quando Robert Owen se referiu a socialistas e comunistas. Owen foi o primeiro autor a considerar que o valor de uma mercadoria deve ser medido pelo trabalho a ela incorporado, e não pelo valor em dinheiro que lhe é atribuído.

Segundo ele, comunistas e socialistas consideravam o capital comum mais benéfico do que o capital privado. Owen atacou violentamente o sistema de concorrência capitalista, e propôs a criação de comunidades cooperativas como alternativa. As palavras socialismo e comunismo, criados por ele, foram usadas como sinônimos durante todo o século XIX.

“O curso conta com alguns módulos e uma das propostas é fazer com que os catanduvenses participem mais das atividades políticas de nossa cidade”, comentou Renato Valentin.

Aos interessados em participar do curso podem entrar em contato pelo telefone (17) 3523-6817 ou pelo celular 9177-0667.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog