sábado, 24 de dezembro de 2011

Raul Castro criticou o imobilismo americano para melhorar as relações com CUBA




O presidente de Cuba, Raúl Castro, criticou nesta sexta-feira o "imobilismo" e a "falta de vontade política" dos Estados Unidos para melhorar as relações com a ilha, e afirmou que o Governo de Barack Obama "segue ancorado no passado".
"Ao tempo que atualizamos nosso socialismo mudando tudo o que deve ser mudado, o Governo dos Estados Unidos segue ancorado no passado", disse Castro nesta sexta-feira ao encerrar o 8º Período Ordinário de Sessões da Assembleia Nacional do Poder Popular (Parlamento).

O líder cubano criticou essa postura dos EUA, avaliando que encoraja os setores mais reacionários a apoiarem novas provocações e ações de agressão.

Segundo Castro, o bloqueio econômico que os Estados Unidos aplicam à ilha desde 1962 continuará, "aumentando o financiamento e as tentativas de transformar um punhado de mercenários (como Cuba qualifica os opositores) em uma oposição desestabilizadora".

O presidente cubano insistiu em ratificar que Cuba "mantém a proposta de avançar rumo à normalização das relações com os EUA e de desenvolver a cooperação em todas as esferas que possam beneficiar os dois povos".

"Os laços familiares e a limitada troca que existe entre os dois países demonstram quão positiva seria sua expansão para o bem de todos, sem os impedimentos e condicionamentos impostos pelo Governo dos EUA", avaliou.

Para finalizar, Castro apontou que os EUA "subordinam qualquer progresso a sua política de hostilidade e ingerência destinada a restabelecer o domínio sobre Cuba".

Mais notícias de Mundo »
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog