segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Análise Trotskista sobre a Grécia

E Mail.Greek-"esquerda" empurra para se juntar ao governo

Por Christoph Dreier

20 fev 2012

"O governo grego está perdendo sua base política, os principais partidos estão perdendo seus membros, o tecido da sociedade está em desordem", de acordo com Lothar Bisky, presidente da facção esquerda do Parlamento Europeu, que adverte de "convulsão social" em Grécia. Baseando-se nesta hipótese, os seguidores gregos de esta tendência se ofereceram para assumir as rédeas do governo e restaurar a ordem no país.



As medidas de austeridade cruéis do governo Papadimos, ditadas pela União Europeia e apoiado pelo social-democrata PASOK partido, o conservador New Demokratika (ND) eo partido fascista LAOS, levaram a uma situação social explosiva.



Produção econômica diminuiu em 15 por cento nos últimos quatro anos. A taxa oficial de desemprego é de 20,9 por cento e houve cortes de pagamento de até 150 por cento, em suma, a destruição sistemática de todos os ganhos sociais conquistados pelos trabalhadores, levando a protestos e deserções em massa daqueles que anteriormente apoiavam o governo eo UE.



Em 12 de fevereiro, centenas de milhares de trabalhadores protestaram contra os cortes adicionais. Enquanto o parlamento estava votando para cortar ainda mais disposições sociais, a polícia cobriu o centro da cidade inteira em bombas de gás lacrimogêneo. A ira dos manifestantes, em seguida, entrou em erupção em ataques a dezenas de edifícios, bancos e lojas. Norte de Salónica, os trabalhadores de saúde foram ocupando o hospital por duas semanas, executando-lo sob seu próprio controle.



Sob estas condições, os partidos dominantes, que entre eles entrevistados 83,6 por cento na última eleição, agora só tem 43 por cento de apoio nas pesquisas de opinião recentes. O partido social-democrata PASOK que governou a Grécia só nos últimos dois anos despencou de 44-11 por cento.



Aqueles que actualmente beneficiam são principalmente as partes que se apresentam como de esquerda alternativas. Na mesma sondagem, eles receberam um por cento de apoio combinada 47. Estes grupos incluem a "Esquerda Democrática" (DIMAR) com 16 por cento, o Partido Comunista (KKE), com 14 por cento, a Coligação da Esquerda Radical (SYRIZA), com 13,5 por cento e os Verdes, com 3,5 por cento. Apenas KKE e SYRIZA estão representados no actual Parlamento, com 12,1 por cento.



O aumento do apoio a estas partes é devido à sua retórica de esquerda. No contexto da Coalizão da Unidade Nacional, sob Papadimos, SYRIZA e do KKE são os únicos partidos no parlamento grego falando contra os cortes. O KKE utiliza fraseologia particularmente radical, falando de uma "luta contra a plutocracia" e pedindo "poder do povo, que amortizar a dívida".



No entanto, tais frases servem apenas para ocultar uma extremamente nacional, a política retrógrada. KKE secretário-geral Aleka Papariga diz que deve-se supor que uma revolução socialista não está na agenda. Em uma reunião do Partido Comunista da Turquia, ela enfatizou que uma Europa unida, Europa socialista pode muito bem ser um objetivo futuro, mas isso não pode "desenvolver de forma automática e em sincronia em toda a Europa, mas é o resultado de uma série de ações coordenadas a nível nacional" .



O partido usa este argumento para justificar a sua demanda por uma retirada imediata da UE, um retorno à moeda nacional, o dracma, e um cancelamento de todas as dívidas. As reservas de energia do país, argumenta o KKE, seria suficiente para abastecer a população grega e para garantir a prosperidade para todos. Esta política de auto-suficiência nacional está sendo apresentado como um passo rumo ao socialismo.



O KKE, anteriormente isolado na "esquerda", agora está ganhando apoio nas fileiras do SYRIZA. Enquanto líder do partido, Alexis Tsipras ainda se opõe a sair da UE, ele também defende uma maior auto-suficiência para a Grécia. Em uma entrevista ele disse: "Precisamos de uma estratégia nacional para o desenvolvimento da agricultura para que o país pode se alimentar no futuro". Além disso, a indústria grega ea investigação deve ser avançado e "a posição geoestratégica da Grécia" utilizado ".



Nos últimos meses, representantes do SYRIZA tem continuamente reafirmado sua oferta para formar um governo de coalizão com o KKE. "Queremos uma coalizão de todas as partes que rejeitam a [UE] Memorando de uma perspectiva de esquerda", disse Tsipras em outubro.



Um papel importante na preparação de tal coalizão é jogado pelos vários grupos pequeno-burgueses na Grécia, que apesar de numericamente menos significativas são distinguidos por sua retórica especialmente de esquerda, assim que procuram fornecer uma cobertura contra protestos potenciais pela classe trabalhadora.



Por exemplo, o grupo pablista OKDE-Spartakos suporta a perspectiva nacionalista do KKE, argumentando que a luta de classes é uma base nacional: "Uma vez que a principal arma dos capitalistas na luta contra a classe trabalhadora é o Estado-nação, ea luta de classes desenvolve de forma desigual e, principalmente, a nível nacional, um programa anti-capitalista deve desenvolver exigências que desencadeiam uma solução deste tipo a nível nacional ".



Outros grupos, como Xekinima (Comitê por uma Internacional dos Trabalhadores, CIT) ou SEK (International Socialist Tendency, IST), que com OKDE fazem parte da "Cooperação da Esquerda Anti-Capitalista para a derrubada" (Antarsya), têm vindo a pedir algum tempo para uma aliança de forças de esquerda, nomeadamente, a lista conjunta eleitoral do KKE e SYRIZA. A SEK tem repetidamente apoiado um retorno ao dracma.



Tal movimento de uma moeda nacional de modo algum ser um passo em frente, mas não teria as mesmas consequências devastadoras para os trabalhadores como os ditames atuais da UE. Ao invés de conquistas dos trabalhadores sendo destruídos por cortes em programas sociais, salários e pensões, isso será conseguido por uma hiperinflação inevitável.



Acima de tudo, tal política nacionalmente orientada isola trabalhadores gregos a partir de seus irmãos e irmãs de classe em outros países europeus, que podem esperar os mesmos ataques aos seus direitos sociais por parte da aristocracia financeira. Para a elite dominante, essa divisão da classe trabalhadora ao longo das fronteiras nacionais é a condição necessária para expandir seus ataques por toda a Europa.



Além disso, a tendência no seio da elite europeia defendendo a retirada da Grécia da zona do euro está crescendo. Depois de Wolfgang Reitzle, CEO da Linde empresa de engenharia, CEO da Bosch Franz Fehrenbach é o segundo maior executivo da empresa alemã este ano, para aprovar este curso. De acordo com Fehrenbach, a Grécia tornou-se um "fardo insustentável" para a UE e deve ser expulso da moeda comum, pela força se necessário. Ministro das Finanças alemão Wolfgang Schäuble também é abertamente contemplando uma falência do estado para a Grécia.



Tanto a falência e um retorno ao dracma seria impensável sem o caos social substancial. O KKE e SYRIZA partes estão se preparando para fazer cumprir essa política contra a população grega. A rejeição justificada da UE entre os trabalhadores gregos está a ser explorado por essas tendências, a fim de apoiar uma extrema nacionalista e reacionária da burguesia.



O segundo grupo dentro da esquerda auto-proclamada na Grécia não é de forma mais progressiva. As peças da Esquerda Democrática e outros de SYRIZA também fundamentalmente rejeitar uma perspectiva internacional para a classe trabalhadora. Eles são apenas orientados para uma ala diferente da burguesia grega e europeia. Eles defendem as instituições da UE e se oferecem para fazer cumprir os ditames da UE mais eficaz contra a população. Como PASOK, eles querem usar suas boas relações com os sindicatos para esse fim.



Por exemplo, Tsipras falou em nome da maioria de seu partido em favor do participante "no diálogo público sobre o futuro da Europa". DIMAR é ainda mais aberta, falando não apenas sobre o restante dentro da UE e da zona euro, mas também das "medidas que fortaleçam a competitividade das empresas gregas", e exigindo um "governo moderno, mais enxuta e eficiente". Estas posições também são encontrados dentro da ND e PASOK conservador, e são apenas eufemismos para a austeridade que está sendo exigido pela UE.



As diferenças entre as duas alas da esquerda oficial na Grécia são relativos. Ambos os campos de apoiar setores da elite dominante e, portanto, flexível no que eles defendem. Tanto antes como depois de qualquer eleição, em abril, todos os tipos de coligações e os governos são possíveis, o que poderia então contar com uma ou outra dessas "esquerda" os partidos e grupos. Embora o KKE é atualmente contra coligações, uma virada de 180 graus não seria o primeiro na história do partido, em 1989, os stalinistas ainda formou uma coligação com o conservador ND.



Sem dúvida, no entanto, na situação socialmente explosiva emocionante Grécia hoje, um governo de "esquerda" só procuram quebrar a resistência dos trabalhadores e preparar formas autoritárias de governo. Os trabalhadores só podem defender-se através da adopção de uma perspectiva própria, independente e internacional contra as posições nacionais e burguesa dos falsos "esquerdistas".









Sobre o ISSE

Junte-se ao ISSE.About WSWS
Fale Conosco
Política de Privacidade
Topo da página

Copyright © 1998-2012 World Socialist Web Site - Todos os direitos reservados


DictionaryGoogle Tradutor para empresas:Google Translator ToolkitTradutor de sitesGlobal Market FinderDesativar tradução instantâneaSobre o Google TradutorCelularPrivacidadeAjudaEnviar feedback►
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog