quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Cinemateca reúne em São Paulo filmes brasileiros de terror




Cinemateca reúne em São Paulo filmes brasileiros de terror

Tags: mostra, são paulo, cinema

Por: Guilherme Bryan, especial para a Rede Brasil Atual







Cartaz do clássico brasileiro do cinema de terror "O despertar da besta', de Zé do Caixão, destaque da mostra de São Paulo (©Divulgação)



Até a próxima quinta-feira (16), a Cinemateca Brasileira recebe a mostra “Horror no Cinema Brasileiro”, que conta com três filmes. Nesta terça (14), às 20h30, é possível ver “Ninfas Diabólicas”. No dia seguinte, no mesmo horário, será a vez de “O Maníaco do Parque”. E, para encerrar, na quinta-feira, também às 20h30, o clássico do cinema brasileiro “O Despertar da Besta”, de José Mojica Marins, o Zé do Caixão.



“O Despertar da Besta” foi realizado por José Mojica Marins, em 1969, e rapidamente censurado pelo governo militar, em função da história de um médico que, num programa de televisão, defende sua tese sobre as drogas e a influência na mente humana, a partir de experimentos realizados com LSD e com a imagem de Zé do Caixão. Na época ele foi considerado uma obra antropofágica, tropicalista e contracultural, também em função do roteiro do mestre da “pulp fiction” Rubens Francisco Lucchetti.



Realizado pelo veterano diretor da Boca do Lixo, Alex Prado, entre 2002 e 2009, “O maníaco do parque” é baseado na história verídica de Francisco de Assis Pereira, que ficou conhecido como “o maníaco do parque”, em função de esquartejar suas vítimas, todas mulheres, e enterrá-las no mesmo local. A obra adota o ponto de vista de um jovem atormentado por assombrações e por fracassos na infância e no amor.



Estrelado pelas músicas da “pornochanchada” Aldine Muller e Selma Egrei, “Ninfas Diabólicas”, dirigido por John Doo em 1978, mostra um pai de família que, ao partir em viagem de negócios para o litoral, passa a ser assediado por duas jovens estudantes. O filme mistura fortes doses de erotismo com horror, suspense e bruxaria, e se destaca também pela música do maestro Rogério Duprat e pela fotografia de Ozualdo Candeias.



Serviço



Horror no Cinema Brasileiro – terça-feira (14/2), quarta-feira (15/2) e quinta-feira (16/2), às 20h30

Ingressos de R$ 4,00 a R$ 8,00

Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino. São Paulo (SP)

T: (11) 3512-6111guibryan1@redebrasilatual.com.br



























Salvo menção contrária, todo o conteúdo da Rede Brasil Atual é publicado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.

Por isso, pode ser reproduzido parcial ou integralmente desde que citados o nome do autor e da Rede Brasil Atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog