terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Dicionário é processado por preconceito



Dicionário é processado por preconceito

O dicionário define cigano como "aquele que trapaceia, velhaco", deixando expresso que é uma linguagem perjorativa

Da Redação com BandNews noticias@band.com.br



O Ministério Público Federal de Uberlândia, no Triângulo Mineiro quer retirar de circulação exemplares do dicionário Houaiss, sob alegação de que a obra contém referências preconceituosas e racistas contra a comunidade cigana.







A ação contra a Editora Objetiva e o Instituto Antônio Houaiss - responsáveis pela publicação - é sustentada pelo procurador Cleber Eustáquio Neves. Ele afirma que “ao ler-se num dicionário que a nomenclatura "cigano" significa "aquele que trapaceia, velhaco", entre outras coisas do gênero - ainda que deixe expresso que é uma linguagem pejorativa - fica claro o caráter discriminatório assumido pela publicação”







Em 2009, o Ministério Público Federal recebeu uma queixa de um cidadão de origem cigana questionando uma definição do dicionário. A editora foi recomendada a mudar o texto, mas alegou que as responsabilidades sobre o conteúdo da obra são do Instituto Antônio Houaiss.







O Instituto informou, em nota, que alterou a definição de "cigano", assim como todas as palavras ligadas ao tema, em uma segunda edição do dicionário, que ainda não foi publicada.

Copyright © 2009-2011 Grupo Bandeirantes de Comunicação - band.com.br. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog