quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Fatos Históricos, Políticos, Sociais, Artísticos e Literários

Em 15 de fevereiro de 1564 - Nasceu Galileu Galilei, astronomo, físico, matemático, natural de Pisa-Itália.

Em 15 de fevereiro de 1894 - Foi inaugurada a Escola Politécnica de São Paulo, fundada em 1893 e integrada a USP.


Em 15 de fevereiro de 1905 - Nasceu Nise da Silveira, natural de Maceio, médica psiquiatra brasileira, formada pela Faculdade de Medicina da Bahia, foi aluna de Carl Jung, casada com o sanitarista Mario Magalhães da Silveira, ativista e militante do PCB, tendo sido presa por 18 meses, no presídio Frei Caneca, onde encontrava-se preso o escritor Graciliano Ramos.


Em 15 de fevereiro de 1946 - Em Santos-SP, aconteceu uma greve pelo boicote aos navios espanhois, liderada pelo PCB Partido Comunista Brasileiro, contra a ditadura fascista de Franco.




Em 15 de fevereiro de 1965 - Faleceu o cantor norte americano Nat King Cole, vítima de câncer nos pulmões.

Em 15 de fevereiro de 1973 - Homens fortemente armados invadem a residência do prof. Luiz Basílio Rossi, professor de história do Brasil - USP e sem nenhuma explicação sequestram-o. Eram agentes militar da repressão brasileira. Caso hoje na anistia internacional sobre um possível desaparecimento ou morte do professor.


Encouraçado do Potemkim

Em 15 de fevereiro de 1980 - O filme Encouraçado do Potemkim, que fora proibido no Brasil, foi liberado pelo Conselho de Censura brasileira.

Em 15 de fevereiro de 1992 - O governo de Angola e a oposição da Unita, acordam o sistema de representatividade proporcional para as primeiras eleições gerais de Angola.


Em 15 de fevereiro de 1999 - O lider do Partido dos Trabalhadores do Cudistão (PKK) Abdullah Ocalan, foi caputurado no Quênia por uma operação conjunta da CIA (americana) e da agência MIT da Turquia (Agência de Inteligência Nacional).


Etoo

Em 15 de fevereiro de 2005 - O jogador Samuel Etoó, foi eleito o melhor jogador africano em cerimônia realizada em Durban na Africa do Sul.
Fato este que foi reconhecido em2010, como o melhor jogador do mundo naquele ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog