domingo, 19 de fevereiro de 2012

Ilê Aiyê como é bonito de se vê







Tradicional saída do Ilê arrasta multidão pelas ruas da Liberdade

Claudionor Junior/Agência A TARDE



Depois do ritual religioso, o Ilê Aiyê iniciou a subida da Ladeira do Curuzu

.



Da RedaçãoSaiba Mais

Saída do Ilê Aiyê A tradicional saída do Ilê Aiyê, “o mais belo dos belos”, como o bloco é conhecido, voltou a reunir milhares de seguidores, turistas e personalidades na Ladeira do Curuzu, no bairro da Liberdade, no sábado, 18, no terceiro dia de Carnaval em Salvador.



Pela segunda vez na história do Ilê, a cerimônia de saída do bloco afro foi comandada por Hildelice Benta dos Santos, em substituição a Mãe Hilda dos Santos, falecida em 2009, com direito a pipoca, milho branco e pombos.



Estiveram presente na cerimônia a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros; do secretário estadual de Cultura da Bahia, Albino Rubim; e do ex-presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli. A atriz e ex-BBB Juliana Alves também compareceu ao desfile do bloco.



Depois do ritual, por volta das 22h40, o Ilê Aiyê iniciou a subida da Ladeira do Curuzu para um desfile pelas ruas da Liberdade. O bloco completa o desfile na passarela do Carnaval, no Campo Grande.



O mais belo dos belos” desfila este ano com o tema “Negros do Sul. Lá Também Tem”. O tema resgata a importância dos afrodescendentes na formação política, econômica e cultural dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Um dos destaques é a sua Deusa do Ébano, cargo ocupado este ano pela funcionária pública Edjane Nascimento, 27 anos.



O Ilê Aiyê se apresenta no Carnaval desde 1975, quando estreou com a música "Que Bloco é Esse", de Paulinho de Camafeu. O bloco surgiria da necessidade dos negros de expressarem suas heranças africanas.





iniciativas do grupo a tarde educação
a tarde social









Rua Prof. Milton Cayres de Brito n° 204 - Caminho das Árvores - Salvador/BA, CEP-41820570. Tel.: 71 3340-8500 - Redação: 71 3340-8800







Copyright © 1997 - 2012 Grupo A TARDE Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog