quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Unesp sobe 116 posições em ranking internacional



Unesp sobe 116 posições em ranking internacional



A Unesp avançou 116 posições no ranking Web of the World Universities, conhecido também como Webometrics, um indicador baseado na visibilidade da instituição na internet. A Universidade ocupava o 238º lugar do mundo em julho de 2011 e passou para o 122º este ano. Na América Latina é a 4ª colocada – 4 posições acima de sua classificação anterior – e a 3ª no país, ultrapassando 3 universidades nacionais em relação ao levantamento do ano passado.



A USP ocupa o 20ª lugar no ranking mundial e é a primeira colocada da América Latina, seguida pela Universidade Nacional Autônoma do México, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pela Unesp. A Universidade Federal de Santa Catarina é a 5ª, à frente da Universidade do Chile (6ª), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (7ª), da Universidade de Brasília (8ª), da Unicamp (9ª) e da Universidade Federal do Paraná (10ª). Nestes links é possível conferir o ranking latino-americano e o mundial.



Com o resultado, a Unesp teve uma das evoluções mais expressivas entre as instituições nacionais. O vice-reitor no exercício da Reitoria, Júlio Cezar Durigan, afirma que o resultado se deve basicamente a três fatores: investimento nas pessoas que fazem a Universidade; melhoria da infraestrutura de ensino e pesquisa; e racionalização dos recursos por meio de mecanismos como o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional). “Na Unesp, o PDI não é só um documento na prateleira, mas uma ferramenta realmente colocada em prática. Ações pensadas a longo prazo geram resultados de impacto para a comunidade, e é isso que leva a mais visibilidade”, destaca.



Reputação



O Webometrics mede a visibilidade das instituições por meio dos resultados obtidos nos principais mecanismos de busca da internet. Os links externos (indicações de um site para outro site) correspondem a 50% da avaliação, ou seja, para ter uma boa colocação, a universidade precisa ter suas páginas na internet citadas e direcionadas por um grande volume de sites alheios à instituição.



A outra metade da nota é composta pelo que os realizadores chamam de “tamanho”, que está subdividido em três partes: número de páginas da universidade cobertas por mecanismos de busca; arquivos que essa instituição fornece para download (por exemplo, materiais didáticos, fotografias, livros digitais e apresentações de palestras); e “scholar”, uma categoria que agrupa apenas documentos e citações da instituição feitos em sites de perfil acadêmico.



Para a bibliotecária e especialista em rankings Margaret Alves Antunes, da equipe técnica da Assessoria de Planejamento Estratégico da Unesp (APE), embora o Webometrics não seja baseado diretamente em volume e relevância de publicações científicas, seus dados mostram a importância das instituições para suas regiões e para o mundo. “Este ranking tem relação com a reputação de uma universidade, o que indiretamente mostra a repercussão de suas ações de ensino, pesquisa e extensão”, diz.



O Ranking é realizado duas vezes por ano (em janeiro e em julho) e promovido pelo Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC, na sigla em espanhol) da Espanha, o maior instituto de pesquisas do país. O levantamento é credenciado pela União Europeia e cobre quase 18 mil universidades e institutos de ensino superior pelo mundo. O indicador segue o chamado “princípio de Berlin” para rankings de instituições de ensino superior, um norteador que, entre outras coisas, determina que os dados observados na avaliação sejam auditáveis.










.Politica de provacidade (privacy policy)Copyright © 2010 Planeta Universitário. Todos os direitos reservados.

Política de privacidade (privacy policy).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog