quinta-feira, 22 de março de 2012

Luanda - Angola acolhe Bienal Internacional de Poesia

Quinta-feira, 22 de Março de 2012

info@opais.netMuito nublado

Luanda 04:46 RSS



Poesia

Luanda acolhe Bienal Internacional de Poesia

A decorrer de 21 deste mês a 21 de Abril próximosob o signo “Palavras escritas em folha de mel”, o evento contará com a participação de poetas de diferentes países, entre os quais lusófonos.



Promovido pela Arte Viva, Edições e Eventos Culturais e a Fundação Sindika Dokolo, visa legitimar, no sentido pedagógico, a história da poesia angolana, consubstanciada na produção dos seus mais dignos poetas, invertendo a tendência de um certo tipo de criação, de pendor subversivo, que desrespeita o bom nome das instituições angolanas.



A Bienal em questão, pretende colocar igualmente a tónica no texto dito, recuperar o que a poesia foi na sua origem, a sonoridade, acto que estará plasmado no seu programa de recitais, pese embora pretenda privilegiar, numa proporção equivalente, uma mostra diacrónica de textos poéticos fixados pela escrita.



Segundo o porta-voz, Jomo Fortunato, estão convidados para o palco livre e para a participação nas mesas redondas, os poetas, Ademir Assunção, Guido Bilharinho, Nina Rizzi, Cláudio Daniel, Wilmar Silva, Micheline Verusck e Camila Vardarac do Brasil. A longa lista de convidados inclui ainda Amosse Mucavele, Diniz Muha, Eduardo Quive, Luís Cezerilo, Filimone Meigos de Moçambique, Luís Costa, António José Borges e Maria Ângela Carrascalão de Timor Leste. Completam a lista, Corsino Fortes, Elísio Filinto, José Luís Tavares, Vera Duarte de Cabo Verde, Jerónimo Salvaterra Manuel, Conceição Lima de São Tomé e Príncipe, Ernesto Melo e Castro, Jorge Melícias, Luís Serguilha, Fernando Aguiar de Portugal, Odete Semedo, e Tony Tcheka da Guiné-Bissau.



Jomo Fortunato adiantou ainda que a grande intenção dos curadores desta I Bienal é sobretudo, a problematização do fenómeno literário, centrada na poesia, enquanto fonte potencial de conhecimento da história política e social de Angola e dos países convidados.



À margem dos atractivos já referenciados serão realizados concertos, com cantores que interpretarão textos de poetas angolanos, bem como recitais, igualmente com poetas angolanos e convidados estrangeiros.



O programa contempla também mesas redondas sobre a génese da poesia e história literária, teatro sobre poemas representados em palco, exposição de livros e discos editados sobre recitais de poesia. Reserva igualmente uma semana especial dedicada à obra do poeta Agostinho Neto e depoimentos sobre a sua vida literária, a cargo da escritora Maria Eugénia Neto.





Música e poesia



A Bienal Internacional de Poesia, reservou ainda um espaço para os cantores angolanos que cantam textos de poetas angolanos, desde Agostinho Neto, Mário António Fernandes de Oliveira, Manuel Rui, Viriato da Cruz, António Jacinto, e Raúl David, que serão interpretados, pelos trovadores José Kafala e Acácio, do grupo Acapaná, e Dulce Trindade, incluindo as propostas inovadoras do cantor, Jack Kanga.





Textos clássicos



Pese embora inclua a produção literária contemporânea, a Bienal Internacional da Poesia privilegiará os clássicos da literatura angolana, na perspectiva das obras que se reportam à história literária de Angola, entendidas na relação entre a edição, e a tradição literária que lhe é anterior, independentemente de um eventual juízo estético.



Jomo Formtunato realçou que um exemplo poderá fazer luz sobre o critério de selecção dos textos clássicos presentes na Bienal: cinco anos após a instalação do prelo em Angola (1845) surgem os poemas do livro “Espontaneidades da Minha Alma”.



Recordou, por exemplo, que em “Às senhoras africanas”, de José da Silva Maia Ferreira, um clássico da literatura angolana publicado em 1849, é importante a abstracção da Áliterariedade´. Salientou o facto de Maia Ferreira ter sido o primeiro poeta africano de língua portuguesa com livro publicado, uma constatação que dispensa eventuais polémicas à volta do assunto, “embora corroboremos, refere, a ideia que, nesta altura, a literatura angolana ainda não constituísse um sistema integrado e funcional, tal como se entende na actualidade”.





Poesia e liberdade



Jomo Fortunato referiu igualmente que a poesia angolana, importante ferramenta de contestação anticolonial, viveu um longo período naturalista, romântico, e, sobretudo, contestatário, e tem evocado, mais recentemente, o lirismo e a liberdade subjectiva dos seus poetas mais jovens, instaurando a construção livre e a sucessiva desconstrução de mundos possíveis.



De natureza inclusiva, a Bienal Internacional da Poesia será uma singular oportunidade de empreender uma reflexão especulativa sobre a natureza e os mecanismos de construção textual da poesia, valorizando as diversas vozes da poética angolana, que têm absorvido, ao logo da sua gloriosa história, múltiplas marcas, caminhadas e peregrinações, onde os silêncios gritaram de mágoa.



Hoje, segundo Jomo Fortunato, os desesperos ressuscitam de esperança, no processo heróico e irreversível da construção da “Nova Angola”, o novo ciclo da história, enunciado pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos.



Ainda segundo Jomo Fortunato, os organizadores da Bienal Internacional da Poesia, não acreditam no fim da poesia, tal como advogam alguns profetas da necrologia do verso, pois consideram-na cada vez mais viva e actuante, num mundo vertiginosamente globalizado e diverso.



Nesta perspectiva, os convidados e público em geral, irão desfrutar o efeito estético de uma infinidade de “palavras escritas em folhas de mel”, signo do certame, e paráfrase de um verso do poeta e curador da Bienal Internacional da Poesia, João Maimona.



De recordar, que um dos nobres objectivos da Bienal Internacional de Poesia, a par de outros não menores, é o de legitimar, no sentido pedagógico, a história da poesia angolana, consubstanciada na produção dos seus mais dignos poetas, invertendo a tendência de um certo tipo de criação, de pendor subversivo, que desrespeita o bom nome das instituições angolanas.



Augusto Nunes

21 de Março de 2012





Política de privacidade - Termos de utilização - Sobre a Media Nova - Como anunciar - Assinaturas - Ficha técnica e contactos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog