quarta-feira, 21 de março de 2012

ONU alerta contra preconceitos e xenofobia


FotorreportajeContacto



ONU alerta contra preconceitos e xenofobia

Escrito por Erica Soares



20 de marzo de 2012, 15:06Nações Unidas, 20 mar (Prensa Latina) As Nações Unidas alertaram hoje contra os preconceitos, os estereótipos, a ignorância e a xenofobia, em uma mensagem pelo Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, que se comemora amanhã.



É preciso enfrentar com urgência a marginalização e exclusão de indivíduos pertencentes a certas comunidades dos processos de tomada de decisão política e econômica, assinalou a Alta Comissionada da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay.



A comissionada fez menção a uma recente visita que realizou à Guatemala, onde, disse, testemunhou "as trágicas e perduráveis consequências das práticas históricas de racismo para com os povos indígenas e afrodescendentes".



Esse país centro-americano ainda está lidando com o legado de 36 anos de conflito armado interno, disse.



Pillay destacou o forte arraigo da relação entre o racismo e o conflito e asseverou que um dos primeiros indícios da possibilidade de um surto de violência é a indiferença crônica para com os direitos das minorias.



Recordou que a Declaração sobre os Direitos das Pessoas Pertencentes a Minorias Nacionais ou Étnicas, Religiosas e Linguísticas reconheceu há 20 anos o vínculo entre a estabilidade política e social e a promoção e proteção desses grupos populacionais.



No mesmo sentido, assinalou a Declaração e o Programa de Ação de Durban (África do Sul-2001), os quais identificaram o racismo e a discriminação racial como causas principais de muitos conflitos internos e internacionais.



Pillay chamou a intensificar os esforços para garantir que o acesso ao emprego, à terra e aos direitos políticos e econômicos não dependam da cor da pele nem da origem étnica, nacional ou racial de uma pessoa.



"Deixar que os perigosos problemas sociais relacionados ao preconceito e ao racismo fervam a fogo lento gera um certo risco de que explodam conflitos, anos ou décadas depois", advertiu.



mgt/vc/es



















www.antiterroristas.cu



Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog