terça-feira, 20 de março de 2012

Pernambuco comemora 90 anos de PCB





 PERNAMBUCO: Comemoração dos 90 anos do PCB









Câmara Municipal do Recife homenageia os 90 anos do PCB e os 112 anos de nascimento de Gregório Bezerra.



Com a presença de militantes comunistas, de simpatizantes e representantes de entidades e partidos políticos, como o PSOL e a APAP, e, do Secretário Político do PCB de Pernambuco Aníbal Valença, e do Secretário Geral do PCB Ivan Pinheiro, foi realizado durante a tarde deste 15 de março de 2012, ato de comemoração aos 90 anos do PCB e dos 112 anos do camarada Gregório Bezerra, por proposta do vereador do PT do Recife Múcio Magalhães.



Na fala do vereador Múcio Magalhães, ele destacou a importância para o País da bela e heróica história do Partido Comunista Brasileiro, que muito fez pela organização dos trabalhadores e pelas conquistas promovidas em defesa dos oprimidos e exploradas de nossa terra. Destacou também a figura singular de Gregório Bezerra, “que deve ser sempre homenageada pela sua coerência, pela sua têmpera revolucionária, que melhor encarna a figura do comunista, que tinha uma relação muito forte com o movimento de massas”.



O camarada Aníbal Valença fez um emocionado pronunciamento, sublinhando a trajetória histórica do PCB em Pernambuco desde sua fundação, saudando os nomes de muitos companheiros que não mais estão presentes em nosso meio, como Jonas e Ivan Aguiar, que tombaram assassinados no dia 1/04/64 pelo Golpe militar, dos 3 deputados federais e 8 estaduais constituintes de 1945 por Pernambuco, listando nominalmente os Camaradas: "Sobreira, Bianor Teodósio, Adalgisa Cavalcanti, Naíde Teodósio, Manoel Teodósio, Hiran Pereira, Paulo Cavalcanti, José Leite, seu Pai Ivo Valença, (comunista internacionalista desde sua juventude, seu ídolo que, foi grande exemplo de honradez e compromisso com todos os Proletários do mundo), José Carlos Duarte, Cristiano Cordeiro, Gregório Bezerra, David Capistrano, dentre outros citados.



Reiterou que o PCB é hoje o Partido do Século 21 e, sob aplausos de todos, homenageou três velhos lutadores comunistas presentes na sessão: José Maria, Odon Porto e Amaro Costa. Falou que “tenho orgulho de ser do PCB, de ser comunista, de poder lutar por um mundo melhor, por um mundo socialista. Tive o privilégio de conviver com Gregório na juventude, ainda antes de 1964, depois na prisão, no exílio na URSS e na sua volta com a anistia. Era uma homem de partido, era uma figura humana admirável, por tudo isso repito: FOMOS, SOMOS E SEREMOS COMUNISTAS!”.



Ainda falou o representante da APAP, Antônio Campos, que parabenizou o PCB pelos seus 90 anos e disse que “Gregório foi um exemplo de militante, que unia a coragem e a firmeza de princípios na luta revolucionária”.



No fechamento da sessão, falou o Secretário-Geral do PCB, camarada Ivan Pinheiro, que destacou as gloriosas páginas que o PCB cravou na história do Brasil. “O Partido tem um patrimônio de pessoas e ações que orgulham os trabalhadores do Brasil e do mundo, porém, também cometeu equívocos e erros, mas estava sempre em processo de luta, de abnegação dos incansáveis militantes que colocavam suas vidas a serviço da causa revolucionária. Gregório foi um destes, dos que mais e destacaram pela sua coerência e seu perfil de comunista e homem das massas, juntava todas as virtudes, inclusive sendo um parlamentar aguerrido, como poucos o foram durante toda a história do parlamento brasileiro. É fundamenta que se resgatem esses discursos e esse tipo de parlamentar para que as gerações presentes e futuras possam melhor se espelhar nesse exemplo”.



O camarada Ivan Pinheiro falou sobre a questão internacional, ressaltando que ela tinha muito a ver com a nossa vida no Brasil, que os comunistas eram essencialmente internacionalistas. “O que acontece hoje na Colômbia, tem a ver conosco, pois lá os imperialistas estão com bases montadas, monitorando nossas atividades, nossas riquezas e os movimentos que se organizam em toda a América Latina. As eleições na Venezuela também são importantes para o Brasil e para os que lutam no mundo, pois os imperialistas estão investindo para derrotar as forças que se aglutinaram em torno de Hugo Chávez, porque o imperialismo precisa da guerra para alimentar os mercados, para poder fazer frente a crise, que não é residual, é uma crise sistêmica, e os comunistas precisam se posicionar e serem solidários com os povos trabalhadores de todas as nações do mundo. Por isso a Venezuela nos interessa, suas eleições são importantes para o futuro”.



Por fim, o camarada Ivan Pinheiro agradeceu ao vereador proponente da sessão Múcio Magalhães, aos presentes, convidou todos para participarem das comemorações que irão ocorrer entre os dias 21 e 25 de março, com a participação de representantes de diversos partidos comunistas dos cinco continentes”.



(Roberto Arrais)





--

Partido Comunista Brasileiro

Comite Estadual - SP

(11)3106-8461





Câmara Municipal do Recife homenageia os 90 anos do PCB e os 112 anos de Gregório Bezerra








Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog