sábado, 31 de março de 2012

A travessia por Imagem





Literatura

Manuel Rui propõe 'Travessia por Imagem'







Luanda - O romance "Travessia por Imagem", no qual o escritor Manuel Rui "faz uma busca sobre a existência humana", foi lançado nesta sexta-feira, em Luanda.









Ao apresentar a obra, a especialista brasileira em literatura portuguesa e inglesa Carmem Ribeiro Secco disse que tal busca é revelada como um jogo de imagens, representação, teatralização dramática de memórias e esquecimentos de lugares, entre os quais espaços familiares da casa da cidade de Luanda, Cuba e outras zonas.









"Há também o jogo da relação entre memória e história que se arma por intermédio de diversas fotografias, cujas ordenação feita pelo protagonista e outras personagens vai construindo a própria narração deste romance polifónico", sublinhou.









A especialista disse que no livro consta ainda um "jogo político", por meio do qual, o escritor critica, não só a sociedade angolana, mas também o mundo capitalista e socialista, de forma irónica.









Segundo Carmem Secco, o romance divide-se em sete partes, nas quais Manuel Rui foca também, entre outros assuntos, a relação presente entre Angola/Cuba, Angola/Brasil e do modo de pensar angolano.









"Travessia por Imagem", de acordo com a apresentadora, apresenta versos do poeta Agostinho Neto, que focam a questão da supressão da desigualdade.


















© 1997 - 2008 Angop. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog