domingo, 15 de abril de 2012

Missão da ONU em Mandagascar



Mundo


Peritos da Organização das Nações Unidas são esperados no Madagáscar a partir de 23 Abril e ficam até 4 de Maio para acompanhar as eleições presidenciais no país, noticiou ontem a agência de notícias France Press.

Um comunicado da Organização das Nações Unidas indica que a missão vai ser conduzida pelo departamento dos assuntos políticos da secretaria-geral das Nações Unidas e visa formular recomendações para mobilizar a assistência daquele organismo internacional para a organização das próximas eleições malgaxes.

Um funcionário da ONU disse que os peritos vão fazer um balanço a 4 de Maio sobre a sua missão no Madagáscar e que vai avaliar as necessidades eleitorais, conforme previsto no “guia” para acabar com a crise no país. O documento, assinado em Setembro do ano passado, visa restaurar a ordem constitucional e a democracia no Madagáscar, prejudicada pelo golpe de Estado perpetrado em 2009.

Madagáscar está mergulhada numa grave crise política desde finais de 2008, que culminou na destituição do presidente Marc Ravalomanana, em Março de 2009, pelo então governador de Antananarivo, Andry Rajoelina, agora presidente de um regime transitório.

A comunidade internacional, através da União Europeia e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), manifestou optimismo e espera uma eleição até ao final de 2012, embora algumas fontes estejam cépticas e apontam para 2013.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog