segunda-feira, 14 de maio de 2012

10a.Semana nacional de museus



Exposição e palestras compõem a programação da Semana de Museus



No período de 14 a 18 de maio acontece, no auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED), a 10ª Semana Nacional de Museus, uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). ‘Museus e Seus Desafios: Realidade Sergipana’ é o tema que norteará as discussões do evento. As atividades ocorrerão sempre das 14h às 17h com entrada gratuita. As inscrições podem ser efetuadas, através do telefone 79 3179-1916 ou pelo e-mail coordenadoria.museus@cultura.se.gov.br, ou no dia da abertura do evento.

Estão contempladas na programação, 15 instituições museais do estado, que também contribuíram para a realização do evento. “Pensamos em integrar não só as unidades da Secult no evento, mas todas as instituições que contribuem para a preservação da história de Sergipe através dos seus acervos. É um momento para pensarmos juntos sobre o papel dos nossos museus e os desafios que temos pela frente”, destaca a secretária do Estado da Cultura, Eloísa Galdino.

As palestras terão como foco os museus de Sergipe, seus desafios e perspectivas para o futuro. Dentre os palestrantes estão diretores de museus de Sergipe, pesquisadores e especialistas da área de museologia. A conferência de abertura, ministrada pelo professor Fernando Soutello, presidente da Câmara do Conselho Estadual de Cultura, abordará o tema ‘Um desafio: a implantação do Sistema Estadual de Museus em Sergipe’.

O dia 17 será dedicado às quatro unidades museais da Secult, localizadas em São Cristóvão e Laranjeiras. Além das palestras, com os diretores e coordenadores dos museus, haverá o lançamento da Cartilha de Educação Patrimonial, intitulada ‘O Museu de Arte Sacra de Laranjeiras e a Potencialidade do seu uso educativo’.

Além do lançamento da cartilha, será apresentada uma mostra de audiovisual feita pelo Museu Histórico de Sergipe com o tema ‘Imagens de Jenner Augusto na poesia de Jorge Amado’. Neste mesmo dia, será apresentado o Projeto do Catálogo digital do acervo da Casa de Cultura João Ribeiro.

O último dia do evento, dia 18 de maio, contará com a presença do Superintendente do Museu da Língua Portuguesa, de São Paulo, Antônio Carlos Sartini. Ele virá a Sergipe a convite da direção do Museu da Gente e falará sobre o tema ‘Museu: novas tecnologias, ações educativas e ações em Rede’. Logo após a conferência de encerramento, haverá uma visita guiada dos participantes no mais novo e moderno museu de Sergipe.

Exposição

Dentro da programação da Semana de Museus também ocorrerá a abertura da exposição intitulada ‘Ser Sergipano’, que ficará em cartaz na Galeria J. Inácio, no hall da Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED). Segundo a coordenadora de museus da Secult, Sayonara Viana, a exposição será dividida em quatro núcleos: A Cultura, O Homem, A Fé e A Intelectualidade.

“Para a montagem dessa exposição todos os museus que participam da Semana de Museus deram alguma contribuição em termos de acervo. A exemplo do Memorial da Advocacia Sergipana, da OAB, que está cedendo fotos e vídeos de membros históricos da OAB, esse material fará parte do núcleo da Intelectualidade”, explica Sayonara Viana.

A mostra está sendo elaborada pela comissão organizadora da Semana de Museus, que além da coordenadora de Museus da Secult, conta também com a participação da professora de museologia da UFS, Verônica Nunes, da diretora do Memorial de Sergipe, Fabiana Carnevale, e do diretor do Museu Histórico de Sergipe (MHS), Thiago Fragata.

A exposição fica em cartaz até o dia 14 de junho e traz também um foco educativo na sua proposta, já que serão oferecidas visitas guiadas para as escolas. As instituições que tiverem interesse em levar os seus estudantes para conhecer um pouco da história de Sergipe, em todas as suas vertentes, podem agendar uma visita monitorada pelo telefone 79 3179-1916, a partir do dia 21 de maio.

Evento

A 10ª Semana Nacional de Museus, que acontece paralelamente em diversas instituições museológicas de todo o país, é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus, vinculado ao Ministério da Cultura (Ibram/MinC), e tem o objetivo de sensibilizar os museus e as comunidades para o debate sobre temas da atualidade. O evento acontece anualmente e marca as comemorações do Dia Internacional de Museus, celebrado em 18 de maio.

Em Sergipe, o evento está sendo promovido pela Secretaria do Estado da Cultura (Secult) e conta com a parceria das seguintes unidades museais: Museu do Homem Sergipano (Muhse); Museu Galdino Bicho; Museu de Anatomia Humana; Memorial de Sergipe; Memorial do Poder Judiciário de Sergipe; Museu de Arqueologia de Xingó (Max); Palácio- Museu Olímpio Campos; Itps; Museu Artístico e Histórico de Itabaiana Antônio Nogueira; Museu de Arte Sacra de Laranjeiras; Museu Histórico de Sergipe; Museu Afro-Brasileiro de Sergipe; Memorial da Advocacia Sergipana; Casa de Cultura João Ribeiro; e, Museu da Gente Sergipana.






















Editor: Diógenes Brayner - Redator Chefe: Munir Darrage - Webmaster: Márcio Brayner - Diretor Comercial: Renata Brayner comercial@faxaju.com.br - FAXAJU © 2011 - Rua Urquiza Leal, 15- Sala 08 - Tel: (79) 3211-8537 E-mail: faxaju@faxaju.com.br - Aracaju - Sergipe - Brasil









.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog