terça-feira, 8 de maio de 2012

Edgar Morin debate com François Hollande, novo presidente da França










Edgar Morin debate com François Hollande, novo presidente da França

Filósofo e político socialista discutem a “crise civilizatória”

TAGS: bate-papo, debate, Edgar Morin, eleição presidencial, filosofia, França, François Hollande, Nicolas Sarkozy, política, presidente





Em uma acirrada disputa presidencial, o candidato socialista François Hollande derrotou neste domingo, com 52% dos votos, o atual presidente Nicolas Sarkozy (UMP), candidato à reeleição e que ficou com 48%.



Poucos dias antes do segundo turno, o jornal Le Monde havia publicado uma conversa entre Hollande e o filósofo francês Edgar Morin, autor de “Introdução a uma Política do Homem e Argumentos Políticos” (Brasil, 1969) e mais de 30 outros títulos.



Durante o debate, cujos extratos a CULT publica a seguir, discutiu-se a visão de ambos sobre a “direita”, a abolição da pena de morte e a crise econômica em que a França encontra-se juntamente com os demais países europeus – a qua Morin chama de “crise civilizatória”.



Sobre a crise, Hollande comenta: “Vivemos o imediatismo, o nosso horizonte raramente vai além do fim do mês. O papel da política é fornecer uma visão a longo prazo”.



Para Morin, não só é possível “superar a crise”, mas também “mudar a lógica dominante”. “Por uma confluência de múltiplas reformas, devemos colocar a França em movimento, confiar na capacidade criativa dos cidadãos”, completa o filósofo.



A esta constatação, Hollande afirma: “Eu não apenas digo que é possível, não simplesmente mostrarei que é possível, mas o farei!”.



Nicolas Sarkozy, pertencente ao partido UMP (União por um Movimento Popular), que assumia o posto da presidência desde 2007, foi criticado pelo seu envolvimento em diversos casos polêmicos, entre eles esquemas de corrupção e utilização de contra-espionagem para resoluções de assuntos privados.



Em debate, François Hollande, eleito pelo Partido Socialista, não só compromete-se em salvar a França da crise, como ressalta que “a obra de Marx ainda é útil para entender o capitalismo” e “a defesa do ideal e a ação real caminham juntos”.



Leia a íntegra do debate, em francês, em: http://www.lemonde.fr/idees/article/2012/05/04/le-pouvoir-pour-quoi-faire_1695946_3232.html



Editora BregantiniAssine ou compre a CultAnuncieEquipeEditora BregantiniAv. Dr. Arnaldo, 1975 - Sumaré - São Paulo - SP - CEP: 01255-000 - Tel.: (11) 3385-3385 - Fax.: (11) 3385-3386

Copyright © 2012 Editora Bregantini. Todos os direitos reservados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog