domingo, 10 de junho de 2012

A Comuna de Paris






A COMUNA DE PARIS - AUTOR MARCOS FERNANDES



.Os Trabalhadores de Paris, com a sua Comuna, serão para sempre celebrados como o glorioso arauto de uma nova sociedade. Os seus mártires estão conservados no relicário do grande coração da classe trabalhadora. A história dos carrascos que os massacraram já foi pendurada àquele eterno pelourinho, de onde todas as orações dos seus padres não serão capazes de redimi-los.

Karl Marx



Versão Portuguesa - Nota do Tradutor



Em meados de junho de 1871, um homem de 32 anos bateu à porta de Karl Marx em Londres.Tendo escapado milagrosamente à Semana Sangrenta, durante a qual os últimos resistentes da Comuna de Paris haviam sido massacrados, Prosper-Olivier Lissagaray chegava à Inglaterra depois de uma breve passagem pela Bélgica.



Após um minucioso exame dos documentos trazidos pelo recém-chegado, Marx manifestou o desejo de patrocinar a produção de uma versão em língua inglesa daqueles manuscritos franceses, e publicá-los com o aval do seu nome. Aquela papelada passaria à posteridade como a versão oficial da "História da Comuna de Paris de 1871," revista e aprovada por Karl Marx.



Contando apenas 16 anos de idade na ocasião, Eleanor Marx já atuava como secretária do pai,que encarregou a filha caçula de traduzir os documentos, reservando para si próprio a tarefa de proceder à sua revisão final. No curso desse trabalho, o jovem revolucionário e a menina se apaixonaram mas o velho Marx opôs-se ao relacionamento, em face da acentuada diferença de

idade entre os dois.



Fazendo prevalecer a sua autoridade paterna, Marx não obstante não permitiu que essas circunstâncias de caráter pessoal interferissem no trabalho em curso, e a colaboração entre Lissagaray e Eleanor prosseguiu inalterada sob a sua supervisão.



Tempos mais tarde, quando Eleanor completou 25 anos, Marx finalmente consentiu na união do jovem casal, mas o longo adiamento causara danos irreversíveis ao romance, e eles acabaram por separar-se em 1882. Em 1884, ela deu início a um novo relacionamento com o biólogo ateu e Darwinista, Edward Aveling, que duraria até o fim dos seus dias. Ao descobrir que Aveling

casara-se em segredo com uma jovem atriz, Eleanor Marx suicidou-se em 31 de março de 1898. Da sua parte, Lissagaray jamais voltou a casar-se, e morreu celibatário em 1901, aos 62 anos de idade.



Na produção da presente versão em língua portuguesa da "História da Comuna de Paris de 1871," portanto, não baseei-me no original francês de Lissagaray, mas na versão inglesa de Eleanor Marx publicada em 1886, revista e aprovada por seu pai.



marco fernandes







DIÁRIO DA CLASSE



...© 2012 Criado por LUTA PELA EDUCAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog