quinta-feira, 7 de junho de 2012

Escritora disserta no Brasil sobre o teatro em Angola



Cultura

Escritora disserta no Brasil sobre o teatro em Angola




Isabel Ferreira fala das artes dramáticas





Fotografia: Angop

“Malembe, malembe: nos trilhos do teatro Universitário mwangole” é o tema da comunicação que Isabel Ferreira apresenta no X Salão Internacional do Livro do Piaui (SALIPI), Brasil, que se realiza entre os dias 10 e 17.

A escritora, que é docente da cadeira de Cinema e Literatura no Instituto Superior Metropolitano de Angola, também vai falar sobre temas relacionados com a diversidade cultural nacional.

Isabel Ferreira tem participado frequentemente em actividades culturais no estrangeiro, particularmente no Canadá, Chile, Portugal, Moçambique, Cabo Verde e Brasil.

Em Novembro esteve no Brasil, onde dissertou numa palestra sobre “Óscar Ribas: memórias de um tempo de canto e pranto” e participou no debate “África Brasil – II Encontro Internacional de Literaturas, Histórias e culturas Afro-Brasileiras e Africanas”.

Nesta edição do SALIPI, que se realiza sob o lema “fim do mundo é não ler”, a organização pretende homenagear alguns nomes da cultura brasileira, como Jorge Amado, Nelson Rodrigues e Luiz Gonzaga.

O Salão do Livro do Piauí acontece desde 2003 no Centro de Convenções de Teresina. O evento reúne num só espaço feira de livros, conversa literária, palestras de grandes nomes da literatura nacional e internacional, apresentações de representantes da música piauiense, cinema, exposições de fotografia e artes plástica.

O evento é uma realização da Fun­dação Quixote, e acontece anu­almente, no mês de Junho, reunindo um público de até 150 mil visitantes, ao longo de uma semana.









Isabel Ferreira, licenciada em dramaturgia pela Escola Superior de Teatro e Cinema, é também formada em direito e exerce a actividade na Huíla e Luanda. Esteve envolvida em vários projectos culturais no país e no estrangeiro, entre os quais “O Canto da Terra”, no Canadá, programa de divulgação e valorização da cultura angolana, através do teatro, da música e da literatura.

No domínio da dramaturgia participou em seminários na Venezuela e no Festival de Expressão Ibérica no Porto. É autora das peças de teatro “Na voz das Cinco”, “O mau Diplomata” e “Sangue, Suor e Saliva”.

Além disso, escreveu “Laços de Amor”, “Caminhos Ledos”, “Nirvana”, “A Margem das Palavras Nuas”, “Fernando D’Aqui”, “O Guardador de Memórias” e “No interior do teu oásis”.

Isabel Ferreira é membro da União dos Escritores Angolanos, da União Nacional dos Artistas e Compositores Angolanos e da Sociedade Portuguesa de Autores.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog