quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Fernando Nogueria da Costa vence prêmio da Confecon




Fernando Nogueira da Costa vence prêmio da Cofecon



Texto

Manuel Alves Filho

Imagens

Antoninho Perri

Edição de Imagens

Luis Paulo Silva. .A obra Brasil dos Bancos, escrita pelo professor Fernando Nogueira da Costa, do Instituto de Economia (IE) da Unicamp, foi contemplada com o primeiro lugar na categoria livro no XVIII Prêmio Brasil de Economia, concedido pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon). O docente receberá R$ 10 mil. A cerimônia de entrega da premiação ocorrerá nesta quarta-feira (12), a partir das 19h, no Hotel Dayrel, em Belo Horizonte.



Segundo Fernando Costa, desde a Idade Média o que dá, de fato, o reconhecimento do mérito de um profissional é a avaliação por seus pares corporativos. “Meu livro ter sido contemplado por esse prêmio representou para mim, sob o ponto de vista simbólico, o coroamento de minha carreira de pesquisador dedicado a conhecer a história do capitalismo financeiro no Brasil. É motivo de orgulho, pois se tratava de tema ainda inédito na historiografia brasileira”, considera.



De acordo com ele, a premiação também serve de incentivo à continuidade de suas pesquisas. Atualmente, o docente do IE está recebendo bolsa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) para estudar as perspectivas do financiamento do desenvolvimento brasileiro. “Considerarei as possibilidades de lançamento de novos produtos financeiros de longo prazo, o bônus demográfico que propiciará maior fonte de recursos, a securitização do crédito imobiliário, a constituição do Fundo de Riqueza Soberana com recursos gerados a partir da extração de petróleo de águas profundas, entre outros temas”, adianta Fernando Costa.



O economista diz ser indispensável destacar o apoio recebido pelo ambiente intelectual estimulante do IE-Unicamp. Ele também agradece o reconhecimento dado pela Editora da USP ao seu livro. “Foi inesquecível, para mim, ouvir a seguinte frase do diretor-presidente da Edusp, professor Plínio Martins Filho: ‘Esta obra é inédita e coroa sua carreira. Quero publicá-la!’”. Brasil dos Bancos faz uma análise profunda e original da história bancária do país nos últimos 200 anos, sustentada em estudos desenvolvidos ao longo de quase 30 anos de carreira acadêmica do autor.



Serviço



Título: Brasil dos Bancos



Autor: Fernando Nogueira da Costa



Editora: Edusp





.© 1994-2012 Portal Unicamp

RSS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog