sábado, 1 de setembro de 2012

Pesquisa da Unesp identifica genes que atuam no desempenho de atletas





Pesquisa da Unesp identifica genes que atuam no desempenho de atletas

Thiago José Dionísio foi premiado na categoria "doping genético e atletas", no 1º Simpósio Brasileiro de Genômica e Esporte



O aluno do Programa Inter-institucional de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas da UFScar/Unesp, Thiago José Dionísio, foi premiado no 1º Simpósio Brasileiro de Genômica e Esporte, na categoria "doping genético e atletas". Objetivo do simpósio é discutir os avanços do esporte nacional por meio de estudos do genoma humano e as novas técnicas aplicadas para a melhora do desempenho biológico, fisiológico e clínico dos atletas.







Com o auxílio do professor Carlos Rogério Thiengo, que é ex-aluno do curso de Educação Física da Unesp de Bauru, Dionísio conseguiu autorização para coletar amostras e realizar testes físicos nos jogadores de futebol do São Paulo Futebol Clube.







Thiago Dionísio afirma, no entanto, que assim como todas as outras pesquisas na área da genômica esportiva, os resultados estão muito no início de suas explorações. Para ele, o que se tem até o momento são fortes indícios de que os polimorfismos genéticos influenciam no desempenho humano. Segundo Thiago, a ideia "é contribuir com a literatura científica no sentido de munir os técnicos e preparadores físicos para uma melhor preparação física dos atletas de posse de suas características genéticas", aponta o aluno.







Do Portal do Governo do Estado



AssuntosEducaçãoEsporte e LazerOrgãos relacionadosSecretaria da Educação

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog