domingo, 23 de dezembro de 2012

EUA Chefe da Cia minimiza tortura sobre perseguição a Bin Laden

EUA



 Chefe da CIA minimiza tortura em filme sobre perseguição a Osama bin Laden Wasshington - O director interino da CIA, Michael Morell, disse que o filme "A hora mais escura" (Zero Dark Thirty) sobre a perseguição a Osama bin Laden exagera aimportância da informação obtida através de tortura, noticia a AFP.

O filme da directora vencedora de um Oscar, Kathryn Bigelow, conta a história de uma longa década de busca, após 11 de Setembro de 2001, que acabou numa incursão dramática e mortal em Maio, no esconderijo do líder da Al-Qaeda em Abbottabad, Paquistão.

O filme mostra oficiais norte-americanos usando técnicas, entendidas como tortura, como o "submarino"(ou water-boarding), para forçar presos a falar. A informação obtida foi crucial, de acordo com o filme, para reunir as pistas que levaram à trilha de Bin Laden. Nem tão crucial, disse Morell numa mensagem a funcionários da CIA na sexta-feira.

 O filme "cria a impressão errada de que técnicas de interrogatório que eram parte de nosso antigo programa de detenção e interrogação foram chave para encontrar bin Laden. Essa impressão é falsa", sustentou o patrão da CIA. Segundo ele, múltiplas fontes da inteligência levaram os analistas da CIA a concluir que bin Laden estava escondido em Abbottabad, embora tenha reconhecido que algumas informações tenham vindo dos prisioneiros submetidos a essas técnicas, proibidas por Obama em 2009. Morell enfatizou que o filme, provável candidato ao Oscar, "usa significativa licença artística, ao pintar a si mesmo como historicamente preciso".



TPA - Televisão Pública de Angola RNA - Rádio Nacional de Angola Jornal de Angola © 1997 - 2008 Angop. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog