sábado, 16 de fevereiro de 2013

Professores da Unesp de Botucatu são homenageados pela Vila Isabel




Professores da Unesp de Botucatu são homenageados pela Vila Isabel
Escola campeão do carnaval carioca em 2013 cantou o setor agrícola na Sapucaí. Professores Rumy Goto e Chukichi Kurozawa passaram o carnaval no Rio de Janeiro a convite da Unidos de Vila Isabel





Os professores Rumy Goto, do Departamento de Horticultura da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp e Chukichi Kurozawa, professor emérito da unidade e atual consultor no programa televisivo Globo Rural, passaram o Carnaval no Rio de Janeiro, a convite da Unidos de Vila Isabel, escola de samba campeã do Grupo Especial do desfile carioca em 2013.

Os professores da FCA, juntamente com os professores João Domingos Rodrigues e Elizabeth Orika Ono, da área de fisiologia vegetal do Instituto de Biociências da Unesp, integraram um grupo de trinta cientistas e cerca de cento e oitenta produtores rurais, que viajaram ao Rio de Janeiro, com todas as despesas pagas pela produção do evento.

A homenagem a pesquisadores da área agrícola e a produtores rurais aconteceu em razão da escolha de um enredo voltado para a valorização da agricultura e a importância da produção de alimentos.

“A Vila canta o Brasil celeiro do mundo - Água no feijão que chegou mais um...”, enredo desenvolvido pela carnavalesca Rosa Magalhães, pelo historiador Alex Varela e pelo compositor Martinho da Vila, empolgou o público ao homenagear o setor agrícola. Um dos destaques do desfile foi um gigantesco caixote de madeira logo na comissão de frente da agremiação, simbolizando o transporte dos alimentos produzidos no campo.

Os convidados assistiram o primeiro dia do desfile do Grupo Especial no camarote da Vila Isabel. No segundo dia, assistiram a uma apresentação especial feita pela Velha Guarda da escola de samba. “Esse convite representa a valorização da área de pesquisa e ensino de agricultura. É o reconhecimento da importância do setor agrícola para o desenvolvimento do Brasil, inclusive influenciando significativamente o PIB do país. O samba enredo ficou muito bonito e abrange a agricultura como um todo. Foi uma honra representar a FCA no evento”.

A professora descreveu a participação no carnaval como “muito emocionante”, e ressaltou a valorização dos agricultores promovida pela escola. “Nós ensinamos e pesquisamos agricultura, mas é no trabalho deles que se concentra o nosso objetivo final e nem sempre são valorizados como merecem”.

Artigo

Na quarta-feira de cinzas (13), ainda antes da confirmação do título da Vila Isabel, o Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS) divulgou um artigo escrito pelo professor Ciro Antonio Rosolem, membro da entidade e docente do Departamento de Produção e Melhoramento Vegetal da FCA, intitulado “O agro chegou na avenida”.

No texto, o professor Rosolem saúda a agremiação carnavalesca carioca e chama atenção para a necessidade de valorização do setor agrícola, também em termos de políticas públicas.

“A Vila Isabel está de parabéns. Seria o retorno ao reconhecimento público desse setor fundamental para o ser humano e essencial para a economia brasileira? Entretanto, mais que o reconhecimento público na avenida, o setor precisa de atenção dos governantes, dos legisladores que, a cada ano, atendendo a interesses mal explicados, vem colocando amarras legislativas e regulamentatórias que atrapalham o desenvolvimento no campo. Por mais que nossos institutos de pesquisa, universidades e empresas invistam no desenvolvimento de tecnologia, é necessária uma legislação atual, em passo com o que ocorre no restante do globo, para que possamos competir”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog