domingo, 17 de março de 2013

A Igreja vista por um jovem Leigo

fragmento -Steve Biko
"Escrevo que eu Quero"

De acordo com o meu ponto de vista, a religião pode ser definida como uma tentativa do homem de se relacionar com o ser supremo, ou uma força suprema a que atribui toda a criação. Nosso modelo específico, neste momento é o cristianismo. Não está muito claro até que ponto é importante todas as religiões existentes no mundo se tornem uniformes. No entanto, uma questão é certa: todas as religiões possuem características semelhantes:

1- Todas formam a consciência moral do homem. Em outras palavras, toda religião contém um conjunto de normas morais que governam o bem-estar espiritual de um povo específico dentro dentro de um determinado contexto:
2- Todas tentam explicar a origem e o destino do homem. Todas concordam que o homem, em sua forma humana, é um ser de passagem no mundo; e que a origem do homem provém de alguma força, cuja a natureza precisa ser é definida de modo diferente por cada uma. O ponto em que as religiões tendem a se diferenciar é o anunciado do destino do homem;
3-Todas as religiões reivindicam, ou quase, um monopólio da verdade a respeito da natureza do ser supremo e a respeito da maneira de se identificarem com o propósito original deste ser em relação aos homens.

Toda a religião é ritualística. Através de prática, ela desenvolve um certo padrão e certos procedimentos que muito mais tarde se tornam inseparável de sua mensagem central.

Se considerarmos a religião apenas o que ela é, ou seja uma instituição social que tenta explicar aquilo que não pode ser conhecido cientificamente a respeito da origem e do destino do homem, então desde o começo poderemos perceber a necessidade da religião. Todas as sociedades, na verdade todos os indivíduos, antigos ou modernos, jovens ou velhos, se identificam com uma religião e, quando não há nenhuma, criam uma. Na maioria dos casos a religião está intimamente ligada aos demais traços culturais de uma sociedade, o que, em certo sentido, torna a religião parte integrante do padrão de comportamento dos indivíduos. Assim, devido à forte identificação que têm com ela, as pessoas são cerceadas pelos limites de seus ensinamentos. Quando as pessoas são submetidas a uma religião em desacordo com suas características culturais, logo se pode notar entre seus membros atitudes e descontentamento e, às vezes, mesmo uma oposição aberta. Por isto podemos dizer que a maioria das religiões é específica e, quando deixam de observar as exigências da especificidade, precisam ser suficientemente adaptáveis para transmitir mensagens relevantes a pessoas diferentes, em  situações diferentes. Pois na verdade cada religão tem uma mensagem para as pessoas entre as quais está operando.



Steve Biko

Livro - Escrevo que eu quero

África do Sul
(o autor foi assassinado pelo Apartheid)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog