terça-feira, 26 de março de 2013

Mural para ajudar a criança entender o exame de HIV em Moçambique




mural para ajudar as crianças a entender exames de sangue para HIV em um hospital de Maputo. Fotografia: Lamble Lucy

 / guardian.co.uk

O Polana Caniço unidade de saúde, que trata mais de 200.000 pacientes por ano, está em uma área densamente povoada na capital de Moçambique, Maputo. É de manhã cedo e no hospital já está enchendo-se com pacientes, na sua maioria mães com crianças pequenas. No entanto, há também estudantes aqui para treinamento sobre como usar novo equipamento que irá fornecer feedback crítico para pacientes com HIV - 11,5% de 15 - a 49-year-olds em Moçambique.

A taxa tem se mantido estável nos últimos cinco anos, mas permanece elevada. Tecnologias inovadoras com rapidez e precisão diagnosticar e monitorar o HIV estão sendo distribuídos pela Iniciativa de Acesso Saúde Clinton, Médicos sem Fronteiras ea UNICEF. Os estudos, financiados pela UNITAID, são para melhorar o diagnóstico de crianças menores de 18 meses, e todos os testes para avaliar os níveis de imunidade dos pacientes. Eles permitem que os profissionais de saúde para monitorar os níveis do vírus no sangue, e pode determinar quando um paciente precisa passar de primeira linha para a segunda linha de anti-retrovirais. O equipamento é adaptado para baixa tecnologia definições, e os pacientes serão analisadas e tratadas atto estar mais perto de suas casas.

O último andar do Polana Caniço acolhe um centro de pesquisa pura que trabalha com um conselho comunitário consultivo para mapear as necessidades da área. Este ano, o centro é a realização de um estudo de incidência de HIV no bairro, que tem milhares de pequenas casas, a maioria construída de tijolo, geralmente com telhados de zinco pressionadas com pedras ou pneus.

Dr. ilesh Jani, diretor do Instituo Nacional de Saúde de Moçambique (Instituto Nacional de Saúde), diz que houve um progresso que, embora no tratamento do HIV, algo melhor ainda é necessária - como sua equipe está testando as máquinas.

Os testes usuais, onde o status de uma criança é avaliada com um teste de seca sangue local, que é enviado para um dos quatro laboratórios em Moçambique, são menos precisos e os resultados demoram mais tempo - que leva até dois meses para os resultados de voltar para a saúde centro. Assim como com o teste de tuberculose, a logística é um desafio e algumas famílias nunca mais voltar a ouvir o resultado. Com o novo equipamento, utilizando uma amostra de sangue de uma ponta do dedo, os resultados estão de volta em pouco mais de uma hora.

De acordo com Jani, estima-se que metade das crianças não tratadas morrem antes da idade de dois a dois atrasos. "Algumas questões são resolvidas pela tecnologia, mas não vai resolver todos os problemas. Precisamos investir nos sistemas de saúde também. Até o final de 2013, 25% de todos os pacientes com os Programas de HIV terão acesso a contagem de células CD4 [para medir a força do sistema imunitário para resistir ao vírus] - que é entre 800.000 e 1 milhão de pacientes ".

Cerca de 400 centros em Moçambique tem agora as impressoras que podem receber rapidamente resultados do teste por GPRS (semelhante ao SMS, mas mais barato, e com a data codificada Para garantir a confidencialidade, uma contribuição da Mcel, uma empresa de telefonia móvel de Moçambique).

Mas precisa testar crianças permanece um desafio em grande parte do país. Os adultos são normalmente diagnosticada com base em anticorpos, mas quando os bebês nascem eles ainda têm aqueles de sua mãe, eu sei que não é possível confirmar se o bebê é positivo. Em vez disso, as novas máquinas para testar a carga viral, a fim de verificar se o vírus está no sangue.

O sistema de saúde em Moçambique, não executou o teste de carga viral, assim que os pacientes são tratados de acordo com sua contagem de CD4. Testes de carga viral convencional é caro, e ficar ligado infra-estrutura significativa e técnicos bem treinados. As máquinas agora a ser testado pode ser usado em configurações básicas por técnicos de laboratório - cada um vem com uma impressora e carregador para que ele possa funcionar por oito horas sem energia da rede elétrica.

Sendo atto oferecer Ambos os testes vão ajudar Moçambique a alcançar partes da África do Sul e Quênia. Jani diz: "Se o HIV é um trem que está se movendo a uma velocidade Certo, a carga viral é a velocidade do trem e da estação é o CD4 alla quale o trem é Estas são duas medidas diferentes e CD4 é normalmente usado para escolher. que os pacientes entram em tratamento, mas onça a pessoa está em tratamento, a carga viral é usado para monitorar se o tratamento está funcionando. "

Prevenção da transmissão mãe-filho transmissão

Em Moçambique, 15% das mulheres grávidas entre 15 e 49 são HIV positivo. Testagem entre gestantes cresceu a partir de 12% em 2005 para 87% em 2010. Cerca de 85% das unidades de cuidados pré-natais oferecem serviços de prevenção. O Ministério da Saúde tem desenvolvido um plano nacional para a eliminação da transmissão mãe-criança-em 2015.

A situação está melhorando - em 2010, 42% das crianças nascidas que necessitam de ARVs as recebeu, mas apenas 34% dos bebês nascidos de mulheres grávidas com HIV foram testados Dentro de dois meses após o nascimento - Daí a necessidade de testes mais precisos e rápidos.

Roberto De Bernardi, vice-representante da UNICEF em Moçambique, reconhece o espaço para melhorias, mas reconhece que a decisão do governo de testes integrados e prestação de drogas em serviços de saúde em geral tem evitado o problema muito real de estigmatização Esse apoio paralelo teria arriscado.

O Instituto Nacional de Saúde tem planos ambiciosos. Ele está fazendo um trabalho preliminar sobre vacinas contra o HIV e faz parte de um consórcio com instituições na Tanzânia, Suécia, Reino Unido, EUA e Alemanha. Jani diz que é vital para Moçambique para realizar a pesquisa: "Moçambique é um dos países mais afectados por estas questões Precisamos envolver-se e estar dirigindo o progresso, não apenas sentado no banco de trás Nós toda a esperança de encontrar um produto.. Isso reduzirá significativamente a incidência de HIV e estamos esperando os produtos estarão disponíveis em um formato acessível. "

• Lucy Lamble  viajei com UNITAID a Moçambique

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog