segunda-feira, 25 de março de 2013

Omarmal Bsahir anuncia que sai em 2015 do poder no Sudão


OMAR AL BASHIR
Presidente do Sudão anuncia que deixa o poder em 2015
por Patrícia Viegas



Omar al-Bsahir é alvo de um mandado de captura por parte do Tribunal Penal Internacional Fotografia © Reuters
O Presidente do Sudão, Omar al-Bashir, anunciou em entrevista ao jornal Al Sharq do Qatar que o processo de eleição do seu sucessor já começou e que pretende abandonar o poder em 2015, noticiou hoje o jornal espanhol 'ABC'.

"Ocupei o poder durante mais de 20 anos e isso é mais do que suficiente. O povo sudanês quer sangue novo e um novo impulso para continuar aquilo que começámos. As eleições celebram-se daqui a dois anos e isso é tempo suficiente para que [o partido no Governo, o Congresso Nacional] escolha o seu candidato", declarou o Presidente do Sudão, que em 2009 viu o Tribunal Penal Internacional (TPI) emitir um mandado de captura contra si por crimes de guerra e contra a humanidade cometidos no Darfur.
Mandado esse que não o tem impedido de ir a países como o Egito ou o Qatar ou até mesmo ao vizinho Sudão do Sul, que recentemente se declarou independente. Bashir, de 69 anos, aceitou a separação dessa região rica em petróleo, mas no oeste do Sudão, na região do Darfur, não tem lidado com a situação da melhor forma. O conflito que aí grassa desde 2003 e que o ex-secretário de Estado norte-americano Colin Powell chegou a classificar como "genocídio", já causou a morte de cerca de 300 mil pessoas, segundo dados da ONU, e provocou 2,3 milhões de deslocados internos e de 140 mil refugiados, de acordo com números do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog