quarta-feira, 24 de abril de 2013

Fatos Históricos importantes do dia 24 de abril


Em 24 de abril de 1792 - A Marselhesa é entoada nas ruas de Paris, transformando-se em um símbolo da Revolução Francesa.
Em 24 de abril de 1824 - As províncias unidas da América Central, Guatemala, Salvador, Nicarágua e Costa Rica, declaram a abolição da escravatura.

Em 24 de abril de 1915 - Numa manhã de Sábado de Aleluia, no meio às comemorações da Páscoa Cristã, cerca de 600 intelectuais, políticos e religiosos da Comunidade Armênia que  viviam no Império Turco Otomano, atual Turquia foram presos sob a alegação contra de conspiração e traição com a Primeira Guerra Mundial. Assim os turcos lutaram contra a Tríplice Entende e acusaram os armênios de apoiar as tropas inimigas.
José Sarney

Em 24 de abril de 1930 - Nasceu o senador, ex-presidente e poeta José Sarney
Em 24 de abril de 1949 - As tropas comunistas chinesa entram em Nanquim
Jerusalém

Em 24 de abril de 1950 - A Jordânia anunciou a anexação da Cisjordânia, incluindo o setor Oriental de Jerusalém, que se tornou uma cidade dividida, com o setor ocidental ocupado pelos judeus. Muitos palestinos fugiram para países vizinhos. Hoje a região é palco dos conflitos entre palestinos e israelenses.
Noberto Nehring e sua filha
Em 24 de abril de 1970 - Noberto Nehring militante da Ação Libertadora Nacional - ALN, e professor da Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo - USP, foi preso no aeroporto do Galeão, Rio de Janeiro, quando regressava de uma viagem ao exterior. Foi levado imediatamente pra São Paulo, pela equipe de torturadores do delegado Fleury no DOPS/SP, submeteram a violentas torturas, vindo a matarem Noberto. Aproveitando do suicídio de um estrangeiro ocorrido em um Hotel  do meretrício, circunvizinho do DOPS. Tendo Dr. Fleury trocado o corpo do suicida pelo de Noberto e divulgou pela imprensa, que ele suicidara chegando inclusive a falsificar uma carta de despedida de Noberto a sua mãe.
Otávio Saraiva de Carvalho
Em 24 de abril de 1974 - Um grupo de militares comandados por Otelo Saraiva de Carvalho instalou secretamente o posto de coando do movimento golpista no quartel da Pontinha em Lisboa.
Alejo Carpentier


Em 24 de abril de 1980 - Faleceu o escritor cubano Alejo Carpentier
Em 24 de abril de 1984 - Panelaço em várias cidades em favor das diretas Já

Em 24 de abril de 1984 - Reuniram em Maputo, os presidentes dos cinco países africanos de expressão oficial portuguesa, que no final, emitiram  uma declaração de apoio a Swapo e ao ACN, e condenam o Apartheid e saudam o acordo de Nkomati entre Moçambique e África do Sul.
Em 24 de abril de 2012 - O Ministério Público Federal instaura investigações criminais sobre violações de direitos humanos cometidos no passado assinalam um momento crucial na história do Brasil. Promotores federais de nunciaram a justiça o coronel reformado Alberto Brilhante Ustra e o delegado de polícia Dirceu Garvina, pelo sequestro do lider sindical Aluísio Palhano Pedreiro ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog