sábado, 25 de maio de 2013

A voz irritada de um paí esquecido




Elom 20CE, a voz irritada de um país esquecido
ANGELA RODRIGUEZ PEREA / AFRIBUKU


Togo realizada na última festa da independência 27 de abril em um ambiente incomum para os últimos desenvolvimentos. Este país Oeste Africano pequeno, esmagado geograficamente entre Gana e Benin, é quase esquecido nas notícias sobre a África e para o mundo. A última vez que ouvi isso foi graças às mulheres da capital, quando eles protestaram ameaçando uma greve de sexo. E, infelizmente, a curiosidade como notícias funciona melhor. A imprensa só faz a Revolução narra que Togo sofreu por meses e meses e, de vez exemplares de fato, mas não sem episódios, dramáticos.
No Togo, chamado de "a pequena Suíça da África Ocidental", e eu conversamos por alguns meses, quando apresentou a iniciativa "Arctivism". O promotor do projecto é Elom 20CE (leia-se "Vince" em francês), Togo rapper dá um novo rosto para a juventude do continente e cujas letras atacam diretamente a doença de sua terra natal.

Kossi elom Venceslau nasceu e foi criado no Togo, onde ainda vive em algum lugar entre Accra e Lomé vizinho. Sem ser em qualquer elite econômica nem ter exilado no Ocidente para ter sucesso como um artista, Elom conduz seu jogo correspondente, você não entende como pessoal, mas como representante da nova geração Africano. Apesar de os Estados Pan-africanos convencido, é um rapper aberta para o mundo e trabalhou com músicos internacionais como Joey Soldat (Burkina Faso), Zalem MC (França) ou outro dos gostos de Oxmo Puccino (Camarões / França) ou Rumeur ( França). Seu estilo vai do clássico ao rap experiências mais ousadas. Sua busca por novos caminhos e linguagens musicais o levou a colaborar com artistas de reggae, gospel e jazz.

Uma das características que se destacam nesta rapper é a sua formação intelectual profunda. Seus temas são quase sempre crítica da situação política e histórica da região, mas sem cair nos estereótipos que muitas vezes marcam a linha de hip hop do continente. Na parte de trás de seus textos são todas as análises bem pensado, e você percebe que quando você tem a oportunidade de conversar com Elom 20CE. Fizemos no final de fevereiro, depois que ele estava passando por Paris para fazer algum direto e aparecem em diversos meios de comunicação da capital. Discutimos com ele sobre seus próximos projetos, na cena rap no Togo e na África em seu álbum e muito mais. Para você, que gravou um vídeo que compartilhamos aqui.

"Analgézik": um bisturi, em vez de um analgésico.

Depois de Projetos balançar o microfone e legítimas Défense, o primeiro álbum de Elom 20CE, Analgézik (2012), é apresentado como um remédio para os males que afligem a situação política no seu país e na região. Abra canção elementos de disco rígido com uma base forte e é uma chamada para preparar os ouvidos e sensibilizar e dissecção começa com a Mèche, questão que participa Generaldo. Continuamos andando por uma atmosfera escura ao tópico Lumière, com um rico instrumental, em que a voz poderosa da cantora gospel coloca Renya luz. As cartas de Elom colocar a faca na ferida: 5 Octobre 1990, jogou com Eklin, refere-se ao episódio sangrento da História do Togo.

Autopsie d'une uma nação é uma jóia poética abre com o toque do tradicional "gankogui" metal sino zona sul de Togo e Gana, que é jogado antes de anunciar a notícia. O talentoso saxofone Ahadji Nathalie Elom rochas 20CE voz, recitando poesia na história recente chave sócio-política do Togo, na borda do estilo de bater. Depois de Le Flambeau, faixa carregada de raiva e micro dureza, o álbum fica um mais colorido com a África não está morto. Os temas estão se tornando mais e mais melódico, passando primeiro por Sauvages Livre et, que estouraram as vozes dos componentes RAO pessoal com base em uma eletrônica de sonho. A atração de Elom 20CE para o jazz está sendo revelado a partir de Autopsie d'une nação 2 com temas que são alimentados com uma mistura de blues e soul e até mesmo reggae, como em Analgéblues, da mão da cantora Kezita, a mais conhecida voz do atual Togo reggae. E esta viagem musical não vai acabar sem mencionar que raridade que já está foye (leia "Ia FOI", expressão marfinense gíria para dizer "nada de novo") e é a sua favorita verdadeiramente quem escreve. Sobre a velha escola elegante bate muito marcado e acompanhado pelo som da trombeta de Elias Damawo, Elom 20CE interpreta desta vez a mensagem mais introspectivo e melancólico. Chave Analgézik fecha l'Orage approche jazz, "a tempestade está chegando", a promessa de voltar com mais música e texto nítido.





* De afribuku quero agradecer Irea - Maison de l'Afrique por ter dado o espaço (merci beaucoup pour l'accueil et encores derrame votre travail félicitations), Mathias Lameda para gravação de som e gravação de Guillermo Rojas vídeo e instalação (www.rojocontemporaryimage.com).

Artigo publicado originalmente em Afribuku


Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog