segunda-feira, 20 de maio de 2013

Amanhã a historiadora Anita Leocárdia Preste estará em Marília


       
Filha de Olga e Prestes estará em Marília no dia 21
Anita nasceu em um campo de concentração na Alemanha. Sua história e de sua mãe, Olga Benário Prestes, foram retratadas no filme "Olga", inspirado no livro-reportagem do jornalista Fernando Morais

A historiadora Anita Leocádia Prestes, filha do ex-senador e líder comunista do Brasil, Luiz Carlos Prestes, e da revolucionária alemã Olga Benário Prestes, confirmou presença em Marília na próxima terça-feira, dia 21 de maio, durante evento no campus da Unesp (Universidade Estadual Paulista). O debate está previsto para começar às 19h30 no anfiteatro I. Anita, nascida em um campo de concentração da Alemanha no período em que o país era governado por Adolf Hitler, lançará seu mais novo livro "Luiz Carlos Prestes: o combate por um partido revolucionário – 1958-1990". A autora é doutora em História pela Universidade Federal Fluminense. O lançamento será precedido por uma mesa-redonda que contará com as participações do professor doutor Antônio Carlos Mazzeo, docente da Unesp de Marília, professor Milton Pinheiro, da Uneb, e do professor Anderson Deo, também do campus da Unesp de Marília. Deo, na oportunidade, também acumulará a função de mediador do debate. Outro lançamento previsto durante a mesma oportunidade será o oitavo número da Novos Temas, revista publicada pelo Instituto Caio Prado Júnior.

A vinda da historiadora e todo o evento, que será promovido no anfiteatro I do campus da Unesp, localizada na avenida Hygino Muzzi Filho, nº 737 (região Oeste de Marília), consistem numa realização do Núcleo de Estudos de Ontologia Marxiana, conhecido pela sigla Neom. O Neom conta com apoio da pós-graduação em Ciências Sociais, Departamento de Ciências Políticas e Econômicas, Conselho de Curso de Relações Internacionais, da STAEPE e de outras instâncias acadêmicas.

Todo o sofrimento de Olga Prestes, deportada grávida para a Alemanha nazista pela ditadura do presidente brasileiro Getúlio Vargas na década de 1930, está descrito no livro-reportagem "Olga", assinado pelo jornalista e escritor Fernando Morais. O livro foi adaptado para o cinema em 2004 pelo diretor de televisão Jayme Monjardim. O papel de Olga foi interpretado pela atriz Camila Morgado. Anita nasceu em 1936, no período em que sua mãe estava presa, mas acabou sendo separada de Olga por volta dos 14 meses de idade. Sua mãe foi executada em um campo de concentração nazista. O pai de Anita, Luiz Carlos Prestes, teve um papel crucial na formação política brasileira por quase todo o período do Século XX. Militar do Exército Brasileiro, comandou a Coluna Prestes na década de 1920. Senador e líder comunista, Prestes foi eleito no ano passado um dos 100 maiores brasileiros de todos os tempos em pesquisa popular comandada pelo SBT. Faleceu aos 92 anos de idade em março de 1990. Prestes foi chamado pelo escritor baiano Jorge Amado de "O cavaleiro da Esperança" em livro do mesmo nome.



A doutora Anita Prestes lançará seu novo livro em Marília no dia 21

Por Ramon Barbosa Franco/ Foto Instituto Luiz Carlos Prestes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog