domingo, 19 de maio de 2013

Artesanato revela riqueza da cultura indígena na Costa Rica



Artesanato revela riqueza da cultura indígena na Costa Rica

Pinturas, cerâmicas, cestos e máscaras estão entre os itens produzidos por artesãos indígenas que são comercializados na Galeria Namu
Foto: Divulgação

A Costa Rica é um país com uma rica história, tanto antes quanto depois da chegada dos colonizadores europeus. E você pode não apenas conhecer como também levar parte deste passado para casa visitando a Galeria Namu, em San José.

Um dos destaques da loja é a coleção de máscaras do povo brunka. Usadas em uma cerimônia anual conhecida como “A Dança dos Diabinhos”, elas são inspiradas na flora e na fauna local, com referências a deuses desse antigo povo costarriquenho.

Outra coleção importante é a de cestos do povo wounaan, originário do vizinho Panamá. Feitos de folhas de palmeira chunga entrelaçadas com fibras de naguala, eles trazem desenhos diversos, alguns remetendo à cultura local, outros com variadas formas geométricas.

Além dos cestos, os wounaan também são famosos pelas esculturas que fazem com a tagua, castanhas de uma espécie de palmeira local  que têm propriedades semelhantes às do marfim. Os talentosos artesãos desse povo retratam em suas obras animais como corujas, macacos e peixes em lindas cores.

A galeria reúne, ainda, importantes peças das culturas pré-colombianas, como amuletos e colares de jade, potes de cerâmica com criativas formas e até joias e outros artefatos em ouro.

Pinturas e cerâmicas contemporâneas, feitas por artistas costarriquenhos, dão ainda mais variedade aos objetos de arte oferecidos no local. Para completar, também é possível adquirir abajures, tapetes e uma série de outros itens fabricados por diferentes povos indígenas de países vizinhos, como Panamá e Nicarágua.

Serviço:

Galeria Namu
Avenida 7, entre as Ruas 5 e 7, Barrio Amón
+506 2256-3412


Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog