domingo, 19 de maio de 2013

Fatos Históricos importantes do dia 19 de maio

José Martí


Em 19 de 1895 - Faleceu José Martí, escritor e herói nacional de Cuba
Oscar Wilde


Em 19 de maio de 1897 - O escritor inglês Oscar Wilde saia da prisão ele que estava preso desde abril de 1895, quando foi acusado de cometer atos imorais com diversos rapazes.
Em 19 de maio de 1930 - Na África do Sul as mulheres brancas conquistaram os direitos cívicos.
Plinio Salgado
integralista
Em 19 de maio de 1931 - O integralista Plínio Salgado, por meio dos decretos número 19770 e de outros números 22969 e 19433, que obrigava os trabalhadores a aderirem às fileiras "sindicais" do Ministério do Trabalho, tornando os eleitores com representados profissionais na Assembléia Nacional Constituinte, num total de 40 membro, sendo 18 representante dos empregados 17 dos empregadores, dois funcionários públicos e três profissionais liberais, copiando fielmente Mussolini.
Catarina Eufémia



Em 19 de maio de 1954 - A ceifeira portuguesa Catarina Eufigênia Sabino Eufémia, foi assassinada pelo Tenente Carranjola, da Guarda Nacional Repúblicana, ela que teria ido juntamente com outras treze ceifeiras reclamar com o feitor da propriedade rural, para obter um pequeno aumento de 2 Escudos, por jornada. Mas a trágica recepção personificou a resistência ao Regime salazarista, sendo ela uma lutadora e adotada pelo Partido Comunista Português como ícone da resistência.
Em sua homenagem o poeta português Vicente Campinas escreveu "Cantar Alentejano" musicado por Zeca Afonso no álbum cantiga de Maio.
Luis Inácio Lula da Silva
Em 19 de maio de 1980 - Um mês após ser preso Luis Inácio Lula da Silva foi libertado pelo diretor do DOPS, delegado Romeu Tuma, sem ninguém saber.
Samuel Becket


Em 19 de maio de 1988 - O dramaturgo irlandês Samuel Beckett publicou um novo livro na França "L'image após sete ano de silêncio.
Yang Shangkun
Em 19 de maio de 1989 - O presidente chinês Yang Shangkun, impõe a lei marcial em Pequim para travar a vaga de protesto estudantil, iniciada em 17 de abril na Praça de Tianamen. E os estudantes ameaçavam reiniciar a greve de fome. Por outro lado, o lider do Partido Comunista Chinês Zhao Zianyong pediu demissão do cargo da Comissão permanente do pollitburgo do Partido.
Jordan Pruitt


Em 19 de março de 1991 - Nasceu a cantora Jordan Pruitt

Em 19 de maio de 2011 - Em Deir ez-Zor na Síria, explodiu uma bomba em um atentado suicida. Matou 9 civis e feriu 100 gravemente. O atentado foi atribuído à Irmandade Muçulmana.
Em 19 de maio de 2012 - Encerrou-se o II festival de Cinema Anarquista de Barcelona.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog