sábado, 25 de maio de 2013

Fatos Históricos importantes do dia 25 de maio

Martinho Lutero

Em 25 de maio de 1521 - Foi assinado na cidade de Worms o Edito de Worms, que condena Martinho Lutero.
Josep Brós Tito

Em 25 de maio de 1892 - Nasceu Josep Brós Tito, Marechal e presidente da Iugoslávia.
Revolução Mexicana de 1911

Em 25 de maio de 1911 - Triunfa a Revolução Mexicana
Em 25 de maio de 1937 - É lançado no Palácio Monroe (antigo Senado) no Rio de Janeiro a candidatura do escritor José Américo de Almeida a presidência da república, mas Getúlio Vargas fecha o Congresso e cancela as eleições.
Em 25 de maio de 1945 - É extinto o Departamento de Imprensa e Propaganda - DIP responsável pela censura e a promoção do Governo de Getúlio Vargas.
Lincon Bicalho Roque
Em 25 de maio de 1945 - Nasceu Lincon Bicalho Roque, sociólogo, militante do Partido Comunista do Brasil, filho de José Sarmento Roque e Maria Augusta Bicalho. Foi preso torturado e assassinado pelos orgãos de repressão brasileira a serviço do Estado brasileiro.
Unidade Africana

Em 25 de maio de 1963 - A Organização da Unidade Africana - OUA foi criada em Addis Ababa na Etiopia por iniciativa do imperador etíope Haile Salassie de princípio com 32 países. A OUA foi substituída pela UA em 9 de julho de 2002.
O objetivo desta entidade é promover a unidade e solidariedade entre os países africanos, coordenar e intensificar a cooperação entre os estados africanos, no sentido de atingir uma vida melhor para o povo da África; Defender a soberania , integridade territorial e a Independência dos Estados africanos;Erradicar as formas de colonialismo da África; Promover a cooperação nacional respeitando a Carta das Nações Unidas e a Declaração dos Direitos Humanos; Coordenar e harmonizar as políticas, econômicas, educacional, cultural, da saúde, do bem estar, ciência , técnica e defesa.

Em 25 de maio de 1965 - Nasceu Yahya Jammah presidente da Gâmbia
Lauryn Noel Hill

Em 25 de maio de 1975 - Nasceu Lauryn Noel Hill natural de South Orang, atriz, cantora, e produtora musical.
Em 25 de maio de 1991 - retira-se de Angola 1910 soldados cubanos de um contingente de 50 mil, foram mortos 2100 oficialmente.
Em 25 de maio de 2005 Kumba Yalá, ex-presidente da Guiné Bissau invadiu o palacio presidencial em Bissau e lá permaneceu durante duas horas.
Desmond dekker

Em 25 de maio de 2006 - faleceu o cantor jamaicano Desmond Dekker
Em 25 de maio de 2011 - No dia da África e dos Povos Afrodescendentes, a Fundação Palmares organizou o I Encontro Afro Atlântico na perspectiva dos Museus. estabelecendo uma mesa redonda com Roberto Farris Thompson da Universidade de Yale, Abdou Sylla (Fan Senegal), Constantine Petridus (Museu de Artes de Cleveland além de um debate com Karem Milbourne do Museu de arte africana do Instituto Smithsonian e Samuel Sdbé do Museu Nacional do Mali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog