quinta-feira, 16 de maio de 2013

Fatos Históricos importantes para o dia 16 de maio

Maria Lacerda de Moura

Em 16 de maio de 1887 - Nasceu em Manhauaçu, Maria Lacerda de Moura, normalista, professora das Escolas Modernas, que usava a pedagogia de Francisco Ferrer, anarquista que notabilizou-se por seus escritos feministas.  Fundadora da Liga para a Emancipação Intelectual da Mulher. Trabalhou na Rádio Mayrinck Veiga-RJ, e faleceu aos 57 anos de idade.
Em 16 de maio de 1925 - Saiu o primeiro número do Jornal A Classe Operária. Jornal Oficial do Partido Comunista Brasileiro - PCB
Em 16 de maio de 1925 - Início do II Congresso Nacional do Partido Comunista Brasileiro - PCB. Congresso este que ocorreu entre os dias 16/17 e 18 de maio de 1925, tendo como local a cidade do Rio de Janeiro-RJ.
figura de Mao Tse Tung

Em 16 de maio de 1966 - Teve início  a revolução Cultural Chinesa
Janet Danito Jackson

Em 16 de maio de 1966 - Nasceu em Gary, Janet Damito Jackson, cantora, compositora, produtora artística,atriz, e bailarina. Irmã do cantor Michael Jackson (falecido).
Em 16 de maio de 1995 - O Partido Comunista Brasileiro reconquista o registro definitivo, após a tentativa de cassação do Partido por parte do PPS - Partido Popular Socialista.
Em 16 de maio de 1997 - O presidente do antigo Zaire, Mobuto Sese Seko, abandona o poder após mais de trinta anos de ditadura.
Em 16 de maio de 2001 - Em Salvador -BA, estudantes são espancados pela polícia Militar em pleno campus da Universidade Federal da Bahia, durante manifestação contra o senador Antonio Carlos Magalhães. O ato qeu ficou conhecido como a passeata de 16 de maio.
UFRGS
Em 16 de maio de 2007 - Teve início o II Seminário de Estudos Culturais Afro Brasileiro, tendo como centro de homenagem Lima Barretos
Durante o evento houve a seguinte programação;
Professora Doutora Zilá Bernd
Fez a abertura , falou da Literatura e a Negritude.
Professor Doutor Ubiratan Castro de Araujo
Diretor Geral da Fundação Pedro Calmon-BA, 
Falou sobre "Política Pública e a educação etno- racial, Literatura e Consciência Negra."
poeta Oliveira Silveira(falecido em 2009)
falou sobre o tema" História no contexto cultural da Lei 10639/03" que encerrou o Seminário.

Em 16 de maio de 2007 - Inicio do Seminário de Estudos Culturais Afro da UFRGS.
Em 16 de maio de 2011 - Foi publicado no Pravda-RU, que a Organização de Defesa dos Direitos Humanos, Anistia Internacional, denunciou em relatórios de 12/05/2011, que o Brasil não avançou na apuração dos crimes cometidos durante a ditadura militar, além de apontar, torturas nas prisões e a violência policial com graves problemas de direitos humanos no Brasil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog