quinta-feira, 16 de maio de 2013

Sesc Campinas traz programação para celebrar o Dia Mundial da Diversidade Cultural



Sesc Campinas traz programação para celebrar o Dia Mundial da Diversidade Cultural


Atividades incluem exibições do Festival Mix Brasil de cinema e vídeo da diversidade cultural. Entre 14 e 28 de maio, com entrada gratuita
A Assembleia Geral da ONU instituiu o dia 21 de maio como o Dia Mundial da Diversidade Cultural com o objetivo de promover o reconhecimento, o respeito, o diálogo e o desenvolvimento entre os povos. Para celebrar a data, do dia 14 ao dia 28 de maio, o Sesc Campinas traz uma programação especial que propõe a reflexão sobre a Diversidade Sexual.

Através de bate-papos, ações educativas e apresentações artísticas, o Sesc busca alcançar a interação entre os grupos, o reconhecimento das diferenças, a valorização de identidades e o exercício constante ao respeito mútuo.

Vários temas serão discutidos nos bate-papos: o respeito às diferenças e o reconhecimento do “outro”; a internet como ferramenta de reivindicação e mobilização de minorias sociais; gênero e sexualidade (bate-papo intergeracional); e ainda um encontro para discutir com familiares e educadores a temática educacional em relação gênero e sexualidade entre crianças e adolescentes.

Além dos encontros, ações educativas como “Que Corpo é Esse?” une a vivência sensorial nos módulos da Exposição Energia com a exibição de dois curtas. Outros curtas e um longa serão exibidos, incluindo curtas do Festival Mix Brasil de cinema e vídeo da diversidade sexual seguido de um bate-papo com os diretores e organizadores do festival.

A apresentação artística fica por conta de Daniel Peixoto & Os Héteros Cearenses. O cantor, natural de Crato, Ceará, é ex-modelo e deslanchou sua carreira de cantor ganhando destaque e reconhecimento mundial com o projeto Montage, uma banda de electro rock hoje já extinta. No mês de maio Daniel Peixoto lança mundialmente seu novo CD “Don’t Give Up” e dá início a sua segunda turnê latina. As atividades e apresentações do especial Dia Mundial da Diversidade Cultural são todas gratuitas.

Programação:

15/5 - Cultura Digital – 19h
Local: Sala de Internet Livre
Bate-papo com Diego Jiquilin, autor do blog Transfeminismo (um importante espaço virtual de trocas de informações entre e sobre as pessoas transgêneras). Será abordada a utilização da Internet como ferramenta de reivindicação, mobilização política, ponto de encontro e discussão de minorias sociais.

19/5 - Música - Daniel Peixoto & Os Héteros Cearenses – 16h30
Local: Teatro Sesc
Daniel Peixoto, com suas letras e performances provocantes, é uma importante referência da música eletrônica brasileira. Cearense do Crato, o cantor e ex-modelo, começou a chamar atenção com o projeto Montage. Neste mês lança mundialmente "Don´t Give Up", CD com 9 faixas, e sai para sua segunda turnê latina.

24/5 - Construindo Saberes: Discutindo gênero e sexualidade entre as crianças e adolescentes – 19h e 21h
Local: Sala de múltiplo Uso
Este encontro tem como objetivo discutir e compartilhar com mães, pais, familiares, educadores, pesquisadores, reflexões relativas à temática educacional. Em maio, teremos como temática “Esse é de menino, esse é de menina: discutindo gênero e sexualidade entre as crianças e adolescentes”. A convidada é Fernanda Roveri, pedagoga, autora do livro “Barbie na Educação de meninas: do rosa ao choque".

25/5 – Vivência: Que corpo é esse? – 15h
Local: Sala de Atividades
Vivência sensorial aos módulos da Exposição Energia onde os participantes podem explorar as sensações e sentidos, como o tato, olfato e audição. A vivência é acompanhada da exibição dos curtas "Paola" (18 min) e "Os sapatos de Aristeu" (17 min).

21/5 - Festival Mix de Cultura da Diversidade Circulação de longas e curtas metragens que tratam da temática LGBT – 19h
Local: Teatro Sesc
Exibição de curtas seguida de bate-papo com os diretores organizadores do Festival. “Desvelo” (BA, 2012, dir. Clarissa Rebouças), “Vestido de Laerte” (SP, 2012, dir. Pedro Marques e Claudia Priscila), “Três vezes por semana” (RS, 2011, dir. Cris Reque), “Quando a noite acaba em silêncio” (SP, 2011, dir. Hebert Bianchi), “A inevitável história de Letícia Diniz” (RJ, 2012, dir. Marcelo Pedreira), “Gaydar” (RJ, 2012, dir. Felipe Cabral).

28/5 - Exibição do longa “Mia” – 19h
Local: Teatro Sesc
Ale é uma travesti vivendo em uma pequena comunidade de gays e transexuais na favela de Buenos Aires. Eles são ‘catadores’, párias da sociedade, que sobrevivem através da coleta e reciclagem de lixo nas ruas. Um dia, Ale se depara com o diário pessoal.

Serviço:

Dia Mundial da Diversidade Cultural
Local: Sesc Campinas. R. Dom José I, 270 / 333, bairro Bonfim - Campinas. (19) 3737-1500
Data: entre 14 e 28 de maio
Entrada: gratuita

Fonte: assessoria de imprensa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog