sexta-feira, 30 de agosto de 2013

I fórum de debate Popular de São José do Rio Preto



Quinta, 5 de setembro de 2013
Horário19:00 até 22:30
Local
Câmara Municipal de São José Rio Preto, SP
Descrição
"I Fórum de Debate Popular" - Tema: Reforma Política
O debate desta 1ª edição do Fórum, vai girar em torno da Reforma Política. A cada edição do Fórum será debatido um tema diferente e relevante as lutas da classe trabalhadora.

As manifestações ocorridas em junho desse ano abriram um novo campo de discussões e reivindicações diretamente no cotidiano do trabalhador. Muito além da ideia equivocada do brasileiro alienado, interessado somente em futebol, as "jornadas de junho" demonstraram que a paciência se esgotou. E agora o que fazer? Que modelo seguir? Qual o papel e pertinência das organizações políticas (partidos, sindicatos, movimentos sociais) nesse contexto?

A proposta deste fórum é fomentar o diálogo sobre questões de interesse da classe trabalhadora. Porém, não basta "somente" fomentar os debates. É preciso ir além e para isso é necessário que os temas sejam debatidos com profundidade, ou seja, cientificamente e não na superficialidade do senso comum. Pois, o debate que não consegue sair do senso comum, sobre questões tão importantes, sempre irá beneficiar quem esta no poder, no comando, ditando regras e claro, tentando sempre se manter no poder.

Felizmente vivemos um momento onde acontecem muitos debates após um longo período em que questões políticas eram debatidas em pouquíssimas ocasiões. Isso é fruto de condições materiais objetivas, ou seja, é fruto das contradições sociais que cada vez mais são insuportáveis por um número cada vez maior de trabalhadores.
Entendemos que este é um momento muito rico em matéria de discussões que são fundamentais para esclarecer a toda população, principalmente a classe trabalhadora, quem são os nossos verdadeiros inimigos históricos. Muitas destas questões, que sempre foram ocultadas pela mídia dominante, agora estão na ordem do dia em vários debates com vários formatos e que estão acontecendo em todo mundo.

Dentro deste contexto foi pensado este I Fórum de Debate Popular. O debate é aberto a toda a população, aos movimentos sociais, partidos da esquerda, associação de moradores, entidades estudantis, coletivos, sindicatos, enfim, membros de toda a sociedade que queiram debater e juntos buscar ações práticas e eficientes. Sempre com honestidade, respeito as divergências, priorizando o diálogo sincero e buscando sempre compreender, organizar e unificar para poder colaborar com as urgentes transformações que nossa sociedade necessita.

Só debater? Obviamente que não. Mas o debate é crucial para a compreensão do funcionamento complexo do capitalismo e de como podemos atuar para revertermos essa situação de maneira que seja favorável a imensa maioria, ou seja, a classe trabalhadora.

Sejam todas e todos muito bem vindos!

Coletivo de Resistência - SJRP


Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog