quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Ataque a Nairobi revela ameaça internacional de Al-Shabaab

TERRORISMO
Representante da ONU diz que ataque a Nairobi revela ameaça internacional de Al-Shabaab
Da Redação, com Rádio ONU24/09/2013 19:51
Ele alerta que forças da União Africana no país necessitam de recursos para realizar um trabalho efetivo e que o fracasso internacional no apoio à Somália pode custar muito caro.

ONU/Tobin Jones


Nova York - Na avaliação do representante do Secretário-Geral da ONU na Somália, Nicholas Kay, o ataque terrorista do último sábado (20) na capital queniana de Nairobi demonstra ameaça internacional do grupo Al-Shabbaab.

Ele afirma haver uma forte ligação entre o grupo islâmico e os acontecimentos em Nairobi, que teriam sido estimulados pela presença de tropas quenianas na defesa da área somali de Kismayu.

Apesar do ataque, ele diz que não existem indícios de que as tropas quenianas serão retiradas da Somália. Kay ainda lembra que outras ações similares do grupo armado, mas de escala menor, já ocorreram no Quênia.

Para melhorar a segurança, a comunidade internacional precisa apoiar as forças de segurança. E ele alerta: "O fracasso pode custar muito caro".

Estima-se que o número de milícias na Somália esteja em torno de 5 mil. Para Kay, uma parte destes não está comprometida com a causa pela qual as milícias têm lutado sendo "possível reintegrá-los".

Ele ainda destacou que os esforços das Nações Unidos e da União Africana neste país do Corno da África necessitam urgentemente de recursos adicionais.

Kay informa que a força de paz da União Africana tem 17 mil soldados e "apoio logístico de US$ 520 milhões e € 16 milhões mensais". No entanto, as carências enfrentadas incluem a necessidade de tropas adicionais e a ausência de veículos blindados e de helicóptero.


Fonte : Africa 21

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog