sábado, 21 de setembro de 2013

Pablo Neruda, vida e morte de um poeta apaixonado



Pablo Neruda, vida e morte de um poeta apaixonado

AFP - Agence France-Presse

Poeta apaixonado, Pablo Neruda provou os prazeres da vida, amou as mulheres e se comprometeu com o socialismo no Chile, onde morreu poucos dias depois de seu amigo Salvador Allende.
O escritor morreu 12 dias após o golpe militar de Augusto Pinochet, há 40 anos, e hoje a justiça investiga se ele teria sido assassinado.
Após o suicídio de Allende no palácio de La Moneda, Neruda, Prêmio Nobel de Literatura 1971 e comunista, era talvez a figura mais emblemática do caminho traçado pelo Chile para o socialismo, que tantas esperanças despertou.
O golpe militar pegou o poeta de surpresa em sua casa em Isla Negra, uma pequena cidade na costa do Pacífico, quando já sofria há anos de câncer de próstata, que o havia afastado da vida pública.
Nos dias seguintes, as forças golpistas sitiaram Neruda e ocuparam sua casa.
"Olhem em todos os lugares, a única coisa perigosa que encontrão para vocês: Poesia", disse Neruda aos opressores.
Enquanto seus amigos eram presos, alguns mortos, o poeta planejava seguir para o exílio no México. Mas em 19 de setembro, em consequência da doença e de um comprometimento emocional forte, foi transferido para a Clínica Santa Maria de Santiago, onde morreu quatro dias depois.
Na mesma clínica seria morto por envenenamento, anos mais tarde, o ex-presidente Eduardo Frei, também percebido como uma ameaça pelo regime de Pinochet.
Embora o relatório da morte indique que Neruda morreu de complicações do câncer, as dúvidas sobre a morte aumentaram quando seu ex-motorista e assistente, Manuel Araya, denunciou o possível assassinato.
De acordo com Araya, na tarde de 23 de setembro de 1973, Neruda, que até aquele momento estava lúcido e estável, disse a ele e a sua esposa, Matilde Urrutia, que um médico havia inoculado uma injeção que agravou sua condição.
O motorista foi enviado por um médico para buscar outro medicamento e no caminho foi preso e torturado por agentes da ditadura, que o interrogaram por suas ligações com o Partido Comunista e o deixaram preso no Estádio Nacional, junto com milhares de outros detentos.
Quase seis horas depois, o poeta morreu.
Em abril passado, os restos mortais de Neruda foram exumados e enviados para a Espanha e os Estados Unidos para análises sobre a causa da morte.

==== O poeta ====
Neftali Reyes Basualto nasceu em 12 de julho de 1904, na cidade de Parral, no sul do Chile, mas aos 17 anos adotou o nome de Pablo Neruda, em uma tentativa de esconder de seu pai o ofício que o apaixonava, sem que até hoje exista certeza sobre o que inspirou o pseudônimo.
Desde jovem seu grande talento ganhou reconhecimento internacional e, em outubro de 1971, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura.
A obra de Neruda se caracteriza por sua universalidade, incorporada em obras como "Residência na terra", "Canto Geral", "Odes Elementares" e "Confesso que vivi" , ou ainda nos versos dedicados à dança, alegria, ao livro, ao mar, ao tempo, à tristeza ou ao vinho, ou com poemas como "A alturas de Machu Picchu", com o qual introduziu a história sul-americana.
A literatura de Neruda transcendeu as fronteiras graças a suas obras mais românticas: "20 Poemas de Amor e uma Canção Desesperada" e "Versos do Capitão".

==== O Amante ====

Apesar de ter sido considerado um homem fisicamente pouco atraente, tímido e inseguro, Neruda se casou três vezes e teve pelo menos seis amantes furtivas, que o inspiraram a criar os famosos poemas de amor.
"Um poeta deve estar sempre apaixonado, até o último minuto de sua vida", confessou à jornalista Maria Esther Gillio, em uma entrevista em 1970.
Em 1930 ele se casou em Batavia (atual Jacarta) com a holandesa Maria Antonieta Hagenaar, sua primeira esposa, com quem teve uma filha, Malva Marina, que morreu aos oito anos de idade vítima da hidrocefalia.
Mesmo casado, apaixonou-se pela artista plástica argentina Delia del Carril, 20 anos mais velha, que teve forte influência sobre o poeta, tornando-se uma espécie de "mãe intelectual" durante os 20 anos de convivência.
Casado com Delia, viveu no México, onde começou um caso secreto com a soprano chilena Matilde Urrutia, que veio a ser sua terceira esposa, com quem passou seus últimos dias na casa de Isla Negra, onde estão os túmulos de ambos.
No final, sua vida foi atormentada por um relacionamento que manteve com a sobrinha de Matilde, Alicia Urrutia .

==== O político ====
Pablo Neruda teve uma participação ativa no Partido Comunista e em 1945 tornou-se senador pelas províncias do norte de Tarapacá e Antofagasta, quando conheceu o socialista Salvador Allende.
Em 1948, Neruda foi exilado pelo presidente Gabriel González Videla, que o acusou de injúria e também tornou ilegal o Partido Comunista. O poeta teve que fugir secretamente para a Argentina em um cavalo, e depois para a Europa.
Em 1970, de volta ao Chile, Neruda foi apresentado como pré-candidato à presidência pelos comunistas, mas decidiu recusar a indicação para apoiar Allende, que se tornou presidente em 1971 e o nomeou embaixador na França.
Neruda, que retornou ao Chile em 1972, foi um firme defensor do governo socialista e um forte opositor do golpe de Estado de Augusto Pinochet.
O poeta também teve uma extensa carreira diplomática e foi cônsul em Yangum (Birmânia, atual Mianmar), Cingapura, México e Espanha.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog