quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Taur Matan Ruak afirma que a Lingua portuguesa ajudou o País a se destacar.



Nova York - Nova York - O novo presidente do Timor-Leste, Taur Matan Ruak, afirmou que a língua portuguesa ajudou o País a se destacar no continente asiático e que ela tem vida longa por lá.

"O português veio para ficar e está contemplado na nossa Constituição. O português faz com que o Timor-Leste tenha uma ligação histórica e cultural com todos os países da CPLP", destacou o presidente. No próximo ano, o País assumirá a presidência rotativa da CPLP.

E ele completou: "Aliás, a língua também ajudou o Timor a ser diferente na região da Ásia. Queremos continuar a servir de plataforma, de entreposto para outros países da CPLP na Ásia."

Desde a restauração da independência em 2002, o Timor-Leste adotou o português como língua oficial ao lado do tétum.

Logo que assumiu a presidência, Taur Matan Ruak anunciou a inclusão do ensino do português no País, utilizando o método didático de língua estrangeira. Afinal, os jovens que nasceram na época da ocupação não sabem falar português.

Segundo dados do censo do governo realizado em 2010 pelo menos 30% da população fala o português.

Localizado no sudeste da Ásia, o Timor-Leste foi uma colônia de Portugal até 1975. No mesmo ano, foi invadido pela vizinha, que só se retirou do país após um referendo em 1999, que pedia a restauração da independência.

CCA - África 21 - Digito - Ano VI - Todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opinião e a liberdade de expressão

Manoel Messias Pereira

Manoel Messias Pereira
perfil

Pesquisar este blog

Seguidores

Arquivo do blog